Uma reunião na Prefeitura de Cascavel, nesta tarde (17), apresentou as medidas tomadas pelo Centro de Operação de Emergência contra o Coronavírus, em Cascavel.
Estiveram presentes o prefeito Leonaldo Paranhos, o secretario da saúde, Tiago Stefanello e equipes da saúde. Segundo eles, na cidade desde o início da pandemia já está ocorrendo cuidados e ações com orientações a população.
A cidade apresenta 43 casos suspeitos de Coronavírus. A partir de quarta-feira (18), todos os eventos estão cancelados, principalmente os que contam com mais de 50 pessoas presentes. As escolas e Cmeis também estão com as atividades canceladas na sexta-feira (20). Os funcionários serão remanejados para a área de saúde e auxiliaram nos serviços. Os demais comércios serão orientados ainda essa semana.
Segue o alerta para que a população frequente menos lugares aglomerados como mercados, já os restaurantes poderão atender até 50 pessoas no local. No aeroporto e rodoviária, listas devem ser criadas com nomes e dados de passageiros que passam pelos locais, verificando se precisam imediatamente de isolamento.
Familiares que estão com pacientes internados, serão avisados do estado de saúde mas não será liberado nenhum tipo de visita.
Já para a entrega dos carnes de IPTU, uma nova alternativa deve ser apresentada para evitar a aglomeração de pessoas no paço municipal.
Quem apresentar sintomas deverá ligar no Call Center, (45) 3096-9090, que atenderá das 07h às 21h. Pelo telefone serão agendados exames e cuidados a domicilio.
O que preocupa é que Cascavel conta om apenas 94 leitos nas unidade de terapia intensiva (entre particulares e SUS) e atualmente possui 33 mil idosos e para atender 13,8% dos idosos em estado grave seriam necessários 4.554 leitos hospitalares; Para atender 4,7% dos idosos em estado crítico seriam necessários 1.511 leitos de UTI. Se for necessário atender apenas 1% dos idosos em estado crítico, seriam necessários 330 leitos de UTI.