Nesta quarta-feira (15), representantes da cooperativa de leite da França, Unicoolait, realizaram uma visita a Toledo para conhecer o sistema de cooperativismo da região.
O presidente da Unicoolait, Hoenen Marc, o vice-presidente, Becker Gilles, e cerca de 20 sócios foram recebidos na Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo (Arcam), e assistiram uma palestra por intermédio de um intérprete, sobre as características da produção agropecuária de Toledo. Em seguida visitaram a Primato Cooperativa Agroindustrial, onde puderam conhecer o sistema de produção de leite.
Segundo Hoenen Marc, o objetivo é conhecer a agricultura do Brasil e do Paraná, visto que a França importa muitos produtos do Brasil, como o soja e o farelo de soja. “Está se instalando na Europa um movimento de consumo de produtos não-transgênicos, e sabendo que o Brasil produz só transgênicos, viemos ver como o país está se colocando frente essa nova tendência”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cristopher de Azevedo, explica que recebendo essa comitiva da França, Toledo pode ter uma perspectiva das mudanças que podem ocorrer no mercado. “A Europa já vem sinalizando há anos uma vontade de consumir produtos não-transgênicos, por isso devemos começar vislumbrar essa demanda e nos antecipar, se preparando para atender essa exigência”.
Azevedo avalia que o modelo de cooperativismo, em que o produtor não tem obrigatoriedade contratual de fornecer com exclusividade para a cooperativa agradou aos franceses, mas ressalta que o produtor brasileiro pode ter dificuldades em se adaptar à nova exigência do mercado. “Sabemos que os hábitos de produção não mudam de uma hora para outra. A transgenia possibilita mais facilidade para o produtor, uma vez que se reduz a necessidade de defensivos, e deixar de utilizá-la é complicado”, conclui.
O gerente do entreposto da Coamo Agroindustrial Cooperativa de Toledo, Celso Paggi, comenta que os franceses saíram demonstrando grande satisfação. “Eles foram muito curiosos e mostramos o município, a população, a evolução da agricultura, estradas asfaltadas e a diversificação das propriedades, suíno, peixe, aves, leite, soja, milho, entre outros”.
Hoenen Marc afirma que o Brasil sempre fez bons acordos com a França, e até o momento foram bem recebidos e acolhidos, melhor do que esperavam.
Unicoolait
A Cooperativa Unicoolait fica localizada na comunidade de Sarrebourg, França, próximo à divisa com a Alemanha. Com cerca de 300 sócios, tem uma produção anual de aproximadamente 170 milhões de litros de leite.