Você está em: Página Inicial > Policial
Conflito entre arrendatário e indígenas em área de invasão mobiliza Força Nacional em Guaíra
De acordo com o relato do arrendatário, ele tentou realizar ajustes nas curvas de nível do terreno para evitar erosão em uma área ainda não invadida.
Por CGN | Postado em: 08/08/2024 - 09:16

Publicidade
Publicidade
Publicidade

No dia 7 de agosto de 2024, uma equipe da Ronda de Patrulha Agrícola (RPA), acionada via Sistema de Atendimento a Distúrbios Específicos (SADE), foi chamada para intervir em um caso de perturbação do trabalho, sossego alheio e ameaça em uma área de invasão indígena em Guaíra.

De acordo com o relato do arrendatário, ele tentou realizar ajustes nas curvas de nível do terreno para evitar erosão em uma área ainda não invadida. No entanto, ele foi impedido pelos indígenas, que se aproximaram de forma hostil, portando flechas, facões e estilingues, forçando-o a se retirar do local.

Duas guarnições da Força Nacional foram deslocadas para a área, onde fizeram contato com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) por meio da central de operações da Polícia Militar e pela própria Força Nacional. A FUNAI informou que enviaria um representante para dialogar com as lideranças indígenas.

Durante todo o tempo em que as equipes permaneceram no local, aproximadamente 20 indígenas permaneceram na borda da área invadida, armados com flechas e facões. Apesar da tensão, não houve registro de agressão ou lesão de qualquer das partes.

Após os devidos esclarecimentos, foi confeccionado um boletim de ocorrência que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Guaíra para as providências cabíveis.

Últimas Notícias
Policial 23 Nov às 15:35
O local era usado por moradores de rua
Policial 23 Nov às 14:27
A mãe faz um apelo para que qualquer informação seja comunicada às autoridades ou pelos telefones 153 da Guarda Municipal, 197 da Polícia Civil, 190 da Polícia Militar, ou ainda pelo WhatsApp da PM pelo (45) 99943-1234.
Policial 23 Nov às 13:45
Testemunhas relataram ao Blog do Berimbau que a arma utilizada no crime tinha uma lâmina de cerca de 32 centímetros e, com o cabo, totalizava aproximadamente 40 centímetros.
Policial 23 Nov às 09:20
No carro quatro rapazes jovens, uma mulher também jovem e uma criança de colo, a documentação pessoal de todos os ocupantes foi checada e também a documentação do veículo além de uma revista no carro.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento