A Secretaria de Assistência Social juntamente com o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maripá promoveram na sexta-feira (9), a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorreu no Centro Cultural Professora Erna Seefeldt Zellmann com a participação de crianças, adolescentes, poder públicos, comunidade escolar e população em geral.
O tema desta edição, abordado pela palestrante Simone Beatriz Ferrari, foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas públicas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Para o prefeito Rodrigo Schanoski, que participou da abertura do evento, as conferências são um espaço importante de debate e participação da comunidade. “São em momentos como este que poder público e população podem se reunir para debater e trabalhar temas importantes para a proteção dos direitos da criança e dos adolescentes. Nossa rede intersetorial tem realizado um ótimo trabalho nesta área e o objetivo é fortalece-lo ainda mais.
Declarada aberta pela presidente do CMDCA, Lucia Maria Engelmann Lucht, a conferência contou, ainda, com apresentações culturais de estudantes da rede municipal e dos alunos de violino do Departamento de Cultura. Além disso, os participantes participaram de grupos de debate para construção de propostas acerca de cinco eixos temáticos, as quais serão apresentadas na conferência estadual.