Na terça-feira (05), a Sicredi Progresso PR/SP recebeu uma comitiva colombiana da Crediservir e do Banco Cooperativo Coopcentral, que vieram conhecer o modelo de negócios, governança e programas desenvolvidos.
Pela manhã a comitiva foi recebida na sede administrativa e conduzidos pela equipe de Desenvolvimento de Cooperativismo em apresentação sobre a história da fundação da Cooperativa, a importância da presença na cidade de Toledo, as iniciativas e programas desenvolvidos (Programa Crescer, Cooperação na Ponta do Lápis, Pertencer, Comitê Mulher, Comitê Jovem, ações de voluntariado, como Dia C e outros), aproveitaram para tirar dúvidas sobre o modelo de governança e, ainda, finalizaram a manhã com um tour na sede, na companhia da diretoria executiva.
À tarde, a comitiva que ainda não havia passeado pela cidade, foi recebida na sala de reuniões da prefeitura pelo prefeito Beto Lunitti, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e o presidente da Câmara de Vereadores Dudu Barbosa. As autoridades públicas falaram um pouco sobre como o cooperativismo favorece o desenvolvimento de Toledo, as iniciativas sociais e a contribuição da Sicredi Progresso para a região desde o início da sua atuação.
Os integrantes das cooperativas colombianas ainda conheceram a Agência Conceito inaugurada em agosto e, por último, seguiram para o Frigorífico Sardella, em uma visita técnica na propriedade de um associado da Cooperativa.
O presidente executivo do Banco Cooperativo Coopcentral, em Bogotá, Jorge Lopes, afirmou que a visita surpreendeu e que, agora, o desafio é conseguir implantar as práticas na Colômbia.
“Nosso propósito era aprender e aplicar na nossa região o que vimos aqui, tanto sobre o modelo de negócios e gestão quanto tecnologias e programas. Foi muito enriquecedor, queríamos nos atualizar sobre o Sistema Sicredi, conhecer como as cooperativas atuam e operam e ficamos surpresos com os Comitês Jovem e Mulher, pois esses dois programas garantem a sustentabilidade, renovação, continuidade e projeção do cooperativismo. O desafio é voltar e implementar melhorias, modificar e atualizar o nosso modelo”, ressaltou Jorge.
O gerente administrativo da Crediservir, em Ocanã, cooperativa especializada em poupança e crédito, Angel Miguel Bueno Quintero, compartilhou que para ele ficou visível o envolvimento com a cultura cooperativista por parte de voluntários, colaboradores e pessoas beneficiadas.
“Esse envolvimento brilha nossos olhos, queremos essa cultura em nossos colaboradores e nossa gente em tudo que fazem. Acreditamos que a experiência de outras cooperativas como a Sicredi Progresso podem agregar ao nosso trabalho. Já queremos implementar várias ações que aprendemos para o benefício da nossa entidade. Nosso grupo ficou muito contente”, destacou Miguel.
O presidente Cirio Kunzler esteve junto do grupo em toda a visita e destacou como é importante essa troca de experiências. “Assim se concretiza o trabalho que fazemos pelas nossas comunidades, aprendemos uns com os outros, buscamos crescimento, compartilhamos aprendizados e isso é cooperar. Estavam todos muito interessados e curiosos, querendo mais. Ficamos muito felizes em recebê-los”.
A visita na Sicredi Progresso fez parte do roteiro da comitiva no país, que já conheceu o Centro Administrativo Sicredi em Porto Alegre (CAS) e também realizará visita na Sicredi Nossa Terra PR/SP, em Cafelândia.
Sobre a Sicredi Progresso PR/SP
Com 42 anos de atuação a Sicredi Progresso PR/SP está presente na vida de 65 mil associados. Com uma história, construída na essência da cooperação, a Cooperativa possui 23 agências distribuídas na área de ação nos estados do Paraná e São Paulo. Destas, 15 estão no Paraná e outras 8 em São Paulo. Seu capital humano conta com aproximadamente 400 colaboradores focados nos valores do cooperativismo e na oferta de produtos e serviços financeiros adequados aos associados, de um jeito simples e próximo. A Sicredi Progresso integra o Sistema Sicredi que está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.