O Município de Terra Roxa recebeu, nesta segunda-feira (20), a visita do Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra - Alipio Jorge Rodrigues da Silva. O comandante cumpriu agenda em Terra Roxa em atenção à Operação Ágata Arco Sul e foi recepcionado pelo prefeito Ivan Reis no Ginásio de Esportes Adolfo Piva.
A operação foi deflagrada em setembro pelo Ministério da Defesa e é conduzida pelo Comando do 8º Distrito Naval.
O objetivo da ação é fortalecer a integração entre ministérios, órgãos federais, estaduais e agências governamentais, a fim de contribuir para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos crimes ambientais.
A operação conta com a participação de 1.649 militares. Pelo menos 390 deles estão em Terra Roxa, alojados no Ginásio de Esportes Adolfo Piva e no CATRE (Centro Adventista de Treinamento e Recreação).
Uma Força Tarefa da Marinha do Brasil foi ativada para a execução e coordenação da operação, que é uma ação interagências e conta com a participação e apoio da Força Aérea Brasileira, Polícia Federal (PF), Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar do Estado do Paraná, Secretaria de Segurança Pública do Paraná, Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).