Santa Catarina soma 120 municípios com estragos causados pela chuva, segundo boletim da Defesa Civil divulgado na manhã deste domingo (8). Duas mortes foram registradas desde quarta-feira (4), 54 cidades decretaram situação de emergência e há rodovias interditadas.
De acordo com o órgão, há registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do estado.
Uma das regiões mais afetadas no sábado (7) foi Tubarão, no Sul catarinense, onde 118 pessoas foram resgatadas das 8h às 23h.
Já Blumenau, que suspendeu a 38ª Oktoberfest, tem 107 desabrigados, segundo a Defesa Civil municipal, e decretou situação de emergência.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), orientou que a população das áreas mais afetadas saia das residências. Os municípios de Blumenau e Rio do Sul, onde a água invadiu casas, estão em alerta.
No estado, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atendem ocorrências neste domingo. Em José Boiteux, um conflito entre policiais e indígenas ocorreu após a decisão do governo de fechar a Barragem Norte, maior de contenção de cheias do estado, que está localizada em território indígena.
Situação de emergência
Até as 10h40 deste domingo, 54 municípios tinham emitido decretos de situação de emergência. As cidades incluem Blumenau,Indaial, Canoinhas, Três Barras, Itaiópolis, Mafra, Rio do Sul, Campo Alegre, Araquari, Taió, Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Tubarão e outras.
De acordo com o diretor de gestão de desastres da Defesa Civil, coronel César Nunes, cerca de 8,6 mil já itens de ajuda humanitária foram entregues a municípios de todo o estado.
"A gente está preparando uma remessa para Rio do Sul para atender o número de abrigos. Entretanto, nós estamos com problemas também em outras áreas", informou.