Entre os dias 16 e 25 de novembro, equipes das unidades Copagril participaram de uma mobilização interna de prevenção aos focos de mosquito da dengue.
O mutirão foi organizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e multiplicadores 5S (metodologia dos cinco sensos), por meio do incentivo da Copagril e Sescoop Pr.
O objetivo foi verificar as unidades Copagril (Lojas, Armazéns, Industrias, Postos e Supermercados) e os entornos para eliminar os possíveis pontos e objetos que serviriam como criador do mosquito da dengue.
A dengue é um grave problema de saúde pública, que se intensifica nos períodos de verão, com chuvas e clima propícios.
Período em que as comunidades das cidades na área de atuação da Copagril sofrem com o histórico de epidemias. Com o propósito de eliminar possíveis focos e também incentivar os empregados e sociedade local foi realizado o mutirão “Copagril contra a dengue”.
Prevenção
Além de transmitir a dengue, o mosquito Aedes aegypti também é transmissor de Chikungunya e Zica Vírus, doenças que acometem pessoas saudáveis a partir de uma simples picada, gerando muito sofrimento para as pessoas infectadas.
As ações preventivas à dengue enfocam a eliminação de possíveis criadouros dos mosquitos: dessa forma deve-se evitar o acúmulo de água parada em objetos, sucatas, pneus, vasos de plantas, oco de árvores, plásticos, lonas, copos plásticos, carteira de cigarros, tampinhas de garrafa ou qualquer superfície que possa acumular água.
Fechar caixas d'água, cisternas, ralos, tonéis, fossas e outros reservatórios; limpar calhas e tratar a água da piscina também são medidas para a prevenção efetiva do mosquito.
É importante evitar acúmulo de lixos em geral, sendo que se cada pessoa fizer sua parte e cuidar do ambiente em que permanece constantemente, por exemplo em casa ou no trabalho, contribui de forma significativa com o combate ao mosquito Aedes aegypti.