Na madrugada desta terça-feira (07), um clarão provocado pela passagem de um meteoro chamou a atenção de diversas pessoas em Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Toledo, Cascavel e outras cidades do Paraná e da região Sul do Brasil.
Quem estava acordado viu o meteoro passando pelo céu e provocando uma iluminação diferente. Várias pessoas conseguiram ver pelas imagens de câmeras de monitoramento, um forte clarão que iluminou o céu por alguns segundos.
O fenômeno também teria provocado um estrondo e um tremor.
Conforme o Climatempo é natural que diariamente material interplanetário caia na Terra.
"São as chamadas "estrelas cadentes". Elas são pequenos fragmentos de material que se queima na atmosfera e são chamados meteoros. Eventualmente um corpo maior cai, não queima totalmente na atmosfera e chega ao chão. Esse material que chega ao chão é chamado meteorito", explicou em nota.
Ainda em comunicado, o Climatempo afirmou que, durante a noite, o fenômeno é visto como um rastro luminoso.
"Quando caem na Terra, atravessam a atmosfera com velocidades elevadas e o atrito com o ar provoca a fusão total ou parcial deles. À noite esse efeito é visto como um rastro luminoso. [...] Corpos grandes produzem meteoros mais intensos, como as bolas de fogo e os bólidos, seguidos de rastro de fumaça e ruído sonoro intenso".