O prefeito Cidade do Leste, no Paraguai, Miguel Prieto, publicou, nesta sexta-feira (18), a resolução 4078 que determina a paralisação de todas as atividades públicas locais a partir da próxima terça-feira (22) até que a Ponte da Amizade seja reaberta.
O documento menciona que a principal fronteira com o Brasil foi fechada por decreto presidencial em março deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus. Além disso, a resolução também afirma que o índice de infecção pela doença diminuiu no país, mas deixou uma grande crise social e econômica.
Um manifesto também está sendo organizado para a próxima semana e deve durar até a reabertura da fronteira. Brasil e Paraguai assinaram, na última quarta-feira (16), uma ata bilateral que permite a reativação parcial do comércio apenas para mercado delivery, mas o plano não foi aceito pelos comerciantes.
O acordo prevê a criação de pontos comerciais próximos das fronteiras de cada país e traz procedimentos para realização de compras pelos cidadãos dessas cidades. Os requisitos aduaneiros migratórios e sanitários determinados por cada país devem ser respeitados.