Avanço imponderável para o Oeste do Paraná e colocando mais uma vez o Hospital São Lucas como referência nacional em medicina.
O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (31). O paciente é um homem, de 73 anos, que estava operando correção da hérnia diafragmática - uma doença que causa uma pressão no diafragma e, em determinadas atividades, causa dificuldade para respirar.
O Robô da Vinci X chegou à Cascavel no dia 12 de agosto. Ele tem a habilidade de realizar uma cirurgia de forma minimamente invasiva e, com alta capacidade técnica de microcirurgia, consegue chegar a lugares que as mãos humanas têm maior dificuldade. De acordo com o médico, Univaldo Etsuo Sagae, "o robô tem um mecanismo de articulação que ele trabalha em qualquer ponto com muita facilidade".
Foram muitos treinamentos, durante meses, antes de realizar essa cirurgia inédita para a região Oeste. E a ideia não é acelerar os processos, mas sim trazer uma maior qualidade para eles.
Procedimentos como parede abdominal, aparelho digestivo, cirurgias torácicas e cardíacas são algumas das cirurgias que podem ser realizadas com o Robô da Vinci X.
É uma junção de tecnologia aliada à habilidade dos profissionais. Segundo o Instituidor da Fundação Hospitalar São Lucas, Assis Gurgacz, "o hospital vai ser uma referência em termos de Brasil".