O dia 9 de janeiro de 2024 foi de calor intenso em todo o Paraná. Em Marechal Rondon, a temperatura chegou a 37 °C, com sensação térmica de 42 °C. Guaraqueçaba, na região metropolitana de Curitiba, registrou temperatura de 31 °C, com sensação térmica acima de 50 °C.
Antonina, no litoral, registrou temperatura de 37 °C, com sensação térmica de 48 °C.
Em Curitiba, a temperatura chegou a 31 °C, com sensação térmica de 33 °C. Londrina, no norte, também registrou calor intenso, com temperatura de 33 °C e sensação térmica de 36 °C. Em Maringá, também no norte, a temperatura chegou a 34 °C, com sensação térmica de 39 °C.
No oeste, Foz do Iguaçu registrou temperatura de 33 °C, com sensação térmica de 38 °C. Em Toledo, a temperatura chegou a 31 °C, com sensação térmica de 36 °C. Guaíra registrou temperatura de 32 °C, com sensação térmica de 36 °C.
No centro-oeste, Guarapuava registrou temperatura de 29 °C, com sensação térmica de 31 °C. No litoral, Paranaguá registrou 31 °C, com sensação térmica de 37 °C. Já no noroeste, Paranavaí registrou 35 °C, com sensação térmica de 42 °C. Umuarama registrou 35 C°, com sensação térmica de 44 °C.
PREVISÃO DO TEMPO
As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). De acordo com a meteorologista do instituto Lidia Luisa Mota, o sol predomina em muitas regiões, induzindo a rápida elevação das temperaturas.
Ainda segundo Lidia Mota, algumas áreas de instabilidade seguiram atuando entre o norte pioneiro, parte dos Campos Gerais e norte da RMC durante a manhã, especialmente em regiões de divisa com São Paulo, porém apresentando enfraquecimento nas últimas horas.
ALERTA DE TEMPESTADE
A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alerta de tempestade, com vendaval e granizo, para os municípios do Paraná na tarde de terça-feira (9). O comunicado do Inmet é válido até às 10h de quinta-feira (11), enquanto o da Defesa Civil, enviado às 13h55, tem vigência de seis horas.
INSTRUÇÕES
A população de áreas afetadas deve tomar medidas de precaução imediatas, seguindo as instruções, segundo o Inmet:
1-Evite abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
2-Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
3-Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível;
4-Se necessário, ligue para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).