5 Dicas para Pedalar na Chuva com Segurança
Para quem ama pedalar, possui objetivo de pedalar diariamente ou está treinando com consistência para participar de competições, uma chuva não é um impeditivo para ficar em casa.
Porém, vários cuidados precisa ser tomados para pedalar na chuva com máxima segurança.
De fato, pedalar na chuva não é nada ideal. Há diversos riscos que todos os ciclistas estão correndo nestas circunstâncias. E sempre que pensamos em sair por aí com a bicicleta, imaginamos um belo dia de sol, né?
Mas, especialmente no inverno, quando as chuvas são mais frequentes, ficar em casa apenas porque está chovendo pode acabar te poupando de vários dias ou até mesmo semanas sem sair com a sua bike.
Se você está treinando para competições de ciclismo, ou pedala como forma de praticar atividades físicas diariamente e não deseja perder o ritmo, a única solução nos dias chuvosos é realmente aprender a melhor forma de enfrentar a chuva em cima da sua bike.
Por isso, separamos algumas dicas que são básicas, mas muitos ciclistas iniciantes ainda não sabem sobre pedalar nos dias chuvosos.
1. Vestimenta adequada para pedalar na chuva
Em toda atividade física que fazemos, é necessário sempre se preocupar com o uso da vestimenta adequada. E no ciclismo isso não é diferente.
2. Cuidado com os pneus
Da mesma forma que você precisa ter cuidado com o seu corpo, é necessário ter atenção com relação a sua bike, especialmente aos pneus.
3. Proteja a sua visão
É muito importante que você possua uma excelente visibilidade da pista enquanto você pedala. Porém, na chuva, isto já pode ser desafiador naturalmente, mas ainda pior quando a sua cabeça está molhada e não há nada protegendo a sua visão.
4. Invista em luzes
Assim como a sua visibilidade na chuva fica bem mais prejudicada, a de outros ciclistas e, especialmente, motoristas de motos, carros, caminhões e ônibus também ficam.
5. Atenção com o trajeto ao pedalar na chuva
Pedalar na chuva é muito mais desafiador, especialmente por conta de todos os perigos escondidos nas ruas.
Sabendo disso, tome os devidos cuidados e não deixe de pedalar, procure sempre fazer atividades físicas, cuidar do seu corpo e de sua mente.