A situação se deteriora a cada hora pela persistência da chuva e com volumes extremos em Santa Catarina.
Várias regiões do Estado enfrentam problemas em consequência da precipitação excessiva com instabilidade que perdura desde sábado e ganhou força desde segunda-feira. Há muitas ocorrências de deslizamentos de terra, inundações, cheias de rios, quedas de barreiras e problemas em rodovias.
A situação se agravou muito ontem e com duas mortes em São Joaquim e tende a piorar ainda mais entre hoje e amanhã com chuva muito volumosa nesta quarta-feira em áreas do Meio-Oeste, do Sul, Leste e Nordeste catarinense. Os modelos numéricos aumentaram muito as suas projeções de chuva para o Vale do Itajaí, na bacia do Rio Itajaí-Açu, onde o manancial subiu rapidamente nas últimas horas com cheias na região.
O nível em Rio do Sul passava da cota de 8 metros no começo desta quarta-feira e a marca, conforme a Defesa Civil, atingiu a cota de emergencial. Onde as condições se deterioram muito também entre a noite de ontem e a madrugada de hoje foi no Vale do Rio do Peixe, na região do Joaçaba e Videira, com acumulados acima de 200 mm em estações meteorológicas do Ciram na região. Ruas, prédios e casas foram tomados durante as últimas horas pela subida das águas com graves inundações.
Há registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas em municípios como Lages, Videira, Laguna, dentre outras cidades. Vídeos circularam nas redes sociais de carros sendo arrastados pela correnteza nas cidades de Pouso Redondo e de Iomerê, mas não houve vítimas e os ocupantes dos veículos foram resgatados pelos bombeiros e populares.