A Prefeitura de Chapecó, no Oeste do estado de Santa Catarina, decretou situação de emergência na tarde desta terça-feira (28) por causa dos baixos níveis dos reservatórios de água que abastecem a cidade. O município sofre com a estiagem. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou que deve implementar um sistema de rodízio na hora do abastecimento.
“A Casan nos comunica que os níveis dos nossos reservatórios estão muito abaixo e só hoje [terça] o reservatório de [barragem] São José baixou 30 centímetros, o que nos dá a situação de emergência", afirmou o prefeito, Luciano Buligon.
“Devido a esta redução drástica do nível da Barragem São José, chegamos ao nível crítico. Então o volume de produção diária já começou a estar comprometido. Em conversa hoje [terça] com a prefeitura, alinhamos que o ideal seria esse decreto emergencial para a gente já começar a fazer alguns rodízios dentro do município a fim de garantir água para todo mundo", disse o gerente da Casan Bruno Eleotero.
Ele explicou como deve funcionar o esquema: "Esses rodízios serão em torno de 12 horas. Nós estamos já finalizando o esquema, o planejamento de quais bairros serão afetados. Alguns bairros terão água durante o dia e outros terão durante a noite", afirmou o gerente. Até a publicação desta notícia, não havia confirmação de quando o rodízio seria implantado nem em quais locais.
Na mesma região, o município de Seara também decretou situação de emergência por causa da estiagem. O documento foi assinado na segunda (27).
A previsão para esta quarta (29) é de sol com variação de nuvens. A partir do final da tarde, podem acontecer pancadas de chuva e há possibilidade de temporais.