No domingo, dia 27 de agosto, o prefeito de Palotina Luiz Ernesto de Giacometti, acompanhado do secretário municipal de Administração, Lucas Pedron, esteve participando de uma cerimônia para celebrar os 35 anos de existência do Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômanos e Alcoolistas (C.A.R.T.A), situado na Fazenda do Senhor Jesus em Palotina que surgiu em 1.988, com a ideia de se fazer um trabalho voltado para a recuperação de dependentes químicos, em forma de grupo de autoajuda com reuniões semanais.
“Funcionando há 35 anos, o C.A.R.T.A já atendeu mais de 8 mil pessoas com alto índice de recuperação. Isso é muito gratificante por que estamos falando de vidas restauradas e livres das drogas”, ressalta o prefeito Luiz Ernesto.
O tratamento:
Antes de entrar na Comunidade Terapêutica o candidato passa pelo processo de triagem, juntamente com membros da família. Este processo consiste em uma breve entrevista com o psicólogo a fim de ser esclarecido como funciona, verificar se realmente a pessoa deseja fazer o tratamento e passar por exames médicos.
Os exames médicos são necessários para ter uma ideia do quadro geral de saúde da pessoa que vai se submeter ao tratamento, a fim de que os eventuais cuidados necessários possam ser administrados.