Você está em: Página Inicial > Cotidiano
'Castra móvel' chega a Toledo e deve começar a funcionar em outubro
Por | Postado em: 04/09/2019 - 09:24

Publicidade Publicidade Publicidade

A Prefeitura de Toledo recebeu o “castra móvel”, um veículo equipado com centro cirúrgico, com o qual pretende esterilizar de forma gratuita os animais domésticos em situação de abandono nas ruas.

A nova aquisição deve começar a funcionar no próximo mês, a partir de parceria com a Universidade Católica do Paraná (PUC), campus Toledo que fará a mão de obra enquanto a Secretaria Desenvolvimento Ambiental e Saneamento irá custear os materiais e insumos.

O objetivo do Castra móvel é minimizar os problemas de superpopulação de animais domésticos e promover equilíbrio entre saúde pública e bem estar animal. A aquisição do veículo foi efetivada via indicação parlamentar no valor de R$ 120.000,00 do deputado federal Osmar Bertoldi, por meio do Ministério da Saúde.

“Os materiais e insumos estão sendo licitados, são cerca de R$ 35 mil. A prioridade do programa é atender animais de ruas, acolhidos pelas protetoras e de pessoas que tenham Cadastro Único. A perspectiva é que até outubro sejam implantadas as ações”, comenta o secretário da pasta Neudi Mosconi.

Conforme o coordenador de Defesa Animal Arthur Gava, os trabalhos serão priorizados nos bairros com maior vulnerabilidade social e havendo vagas será liberado para o restante da população sob uma normativa que será disponibilizada no site da prefeitura até o final do mês de setembro.  “Temos que ter por objetivo não só o cuidado com os animais mas também o que é de suma importância, o cuidado com à saúde única onde pessoas, animais e meio ambiente desfrutam juntos da mesma coletividade. Castrar animais além de controlar a população destes nos traz avanços no que diz respeito ao cuidado com a saúde e bem estar de toda a sociedade”.

Clique aqui e participe do grupo do Toledo News no WhatsApp. Receba informações em tempo real dos principais acontecimentos de Toledo.

Últimas Notícias
Cotidiano 12 Fev às 17:50
Proposta foi protocolada após feminicídio e prevê protocolos de prevenção e treinamento de equipes
Cotidiano 12 Fev às 16:40
Familiares contaram que ele estaria operando uma máquina quando houve o acidente
Cotidiano 12 Fev às 15:00
As temperaturas já começaram a subir na quarta-feira (11), quando Capanema registrou 39,6°C, muito próxima da temperatura mais alta já registrada no Paraná em 2026 até o momento, na mesma cidade: 39,7°C.
Cotidiano 12 Fev às 14:28
A certificação é atribuída a estados e municípios que demonstram a implementação de práticas e políticas educacionais eficazes, com foco na garantia da alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Cotidiano 12 Fev às 10:30
A ExpoRosa 2026 já começa com grande expectativa, reforçando seu papel como um dos principais eventos do município
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento