Ontem, quarta-feira (04), o município de Cascavel foi atingido por um forte temporal, o qual deixou um rastro de destruição pelas ruas, imóveis e espaços públicos. Muitas residências foram destruídas e os moradores ficaram desabrigados, perdendo boa parte dos bens.
O tornado de nível F2 causou um rastro de destruição pela cidade de Cascavel. O Município está empenhado em resolver todos os danos.
Com isto, no final da manhã, o Prefeito Leonaldo Paranhos assinou o decreto que instaura a situação de emergência na cidade de Cascavel. A medida tomada pela Prefeitura auxilia as famílias para o saque emergencial. Além disto, o executivo também busca alternativas com o banco de fomento para liberação de crédito para as empresas que também tiveram danos diante do tornado.
A Defesa Civil, a partir da tarde desta quinta-feira (5), inicia a distribuição de telhas de fibrocimento de 4 mm, e levará em conta os critérios contidos na Política Nacional de Defesa Civil, que tem como prerrogativa atender como prioridade às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Segundo estimativa da Secretaria de Meio Ambiente, cerca de 500 árvores caíram na cidade. Dessas, mais de 110 já foram removidas. Os trabalhos foram priorizados pelo nível de urgência e por árvores que estavam obstruindo vias. O serviço seguirá intensamente pelos próximos dias. Somente nesta ação de remoção, mais de 40 trabalhadores estão envolvidos.
Vale destacar que neste momento o foco da Sema é atender às demandas emergenciais.