Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Casa com 217 moradores registrados revela uso irregular de endereços por estrangeiros para atendimento no SUS
De acordo com a Secretaria de Saúde, a prática sobrecarrega as unidades básicas, gera longas filas e compromete o atendimento da população local.
Por Portal Nova Santa Rosa/Catve | Postado em: 14/07/2025 - 15:20

Publicidade Publicidade Publicidade

 

A Prefeitura de Foz do Iguaçu está enfrentando um problema crescente relacionado ao uso indevido do Sistema Único de Saúde (SUS) por estrangeiros. Pessoas de países vizinhos, principalmente do Paraguai, estão utilizando endereços da cidade para obter o cartão do SUS e receber atendimento gratuito como se fossem moradores do município.

Localizada na região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, Foz do Iguaçu facilita o acesso de estrangeiros ao sistema. Segundo a prefeitura, muitos conseguem comprovar residência no município, inclusive em situações absurdas — como uma casa onde foram registrados 217 moradores usando o mesmo endereço.

Enquanto o número oficial de habitantes, segundo o IBGE, é de 295 mil pessoas, os registros do sistema de saúde apontam 457 mil usuários — uma diferença de 54%. Para receber os repasses dos governos estadual e federal, a prefeitura deve seguir os dados do IBGE, o que obriga o município a arcar com os custos excedentes.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a prática sobrecarrega as unidades básicas, gera longas filas e compromete o atendimento da população local. A falta de fiscalização rigorosa e de exigência de documentos válidos facilita o cadastro irregular.

O município estuda a adoção de medidas mais rígidas, como exigência de comprovantes atualizados e revisão nos cadastros. A proposta é também discutir com o Ministério da Saúde regras específicas para cidades de fronteira, onde o controle da demanda se torna mais complexo.

Apesar de o SUS garantir atendimento universal, o uso indevido levanta o debate sobre a sustentabilidade do sistema e a necessidade de equilibrar o direito ao acesso com o uso correto dos recursos públicos.

Últimas Notícias
Cotidiano 21 Nov às 18:18
Moradores relatam dias sem abastecimento e dizem que até crianças deixam de ir à escola por falta de condições básicas (21)
Cotidiano 21 Nov às 17:50
A perícia grafotécnica confirmou que a assinatura usada como suposta quitação era falsa, e a sentença reconheceu que o profissional levantou integralmente a verba previdenciária sem repassar ao segurado.
Cotidiano 21 Nov às 16:13
Vítima caiu em uma fossa durante operação com trator na região de Catanduvas (21)
Cotidiano 21 Nov às 14:30
Hoje e amanhã à noite tem pizzas especiais, lanches caprichados, porções variadas e bebidas bem geladas
Cotidiano 21 Nov às 11:44
Noite especial tem ainda cardápio variado e sobremesas irresistíveis
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento