Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Campanha mundial propõe um mês sem redes sociais. Veja cinco dicas para tentar aderir
Por Bem Paraná | Postado em: 30/08/2019 - 08:58

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A instituição britânica Royal Society For Public Health (RSPH) promove, pelo segundo ano, uma campanha intitulada Scroll Free September, que propõe aos participantes reduzir ou abandonar o acesso às redes sociais por 30 dias, durante todo o mês de setembro.

O desafio é dividido em 5 categorias para que todos possam participar, sem desculpas. São elas: Busy Bee (sem mídias sociais na escola ou no trabalho); Sleeping Dog (sem mídias sociais no quarto); Social Butterfly (sem mídias sociais em eventos sociais); Night Owl (desligar-se das mídias sociais todos os dias, a partir das 18h); e Cold Turkey (não abrir nenhuma rede social por 30 dias).

Uma pesquisa da RSPH com cerca de 1.500 voluntários de 14 a 24 anos revelou que 90% deles utilizam redes sociais. Segundo o estudo, as piores redes sociais para a saúde mental dos jovens são as que mais provocam sensação de solidão e ansiedade: Instagram, Snapchat, Facebook, Twitter e YouTube - nessa ordem. De acordo com a CEO da RSPH, Shirley Cramer, o Instagram foi descrito pelos jovens entrevistados como mais viciante que cigarros e álcool.

O site da RSPH dá inúmeras dicas para quem acha que não vai conseguir reduzir ou eliminar o uso das redes sociais por 30 dias.

O site da RSPH dá inúmeras dicas para quem acha que não vai conseguir reduzir ou eliminar o uso das redes sociais por 30 dias. Entre elas, estão:

1 - Fora da vista, longe da mente!

Livre-se da tentação, excluindo os aplicativos de mídia social de seus dispositivos. Não se preocupe, você poderá fazer o download deles e fazer login novamente depois de setembro. Se isso parece muito ou você não está planejando ir completamente à Cold Turkey, pode ser útil desativar as notificações. A exclusão do atalho para aplicativos de mídia social da tela inicial do dispositivo também pode ser eficaz quando você tenta permanecer em Scroll Free. O tempo extra necessário para encontrar o aplicativo pode lhe dar a chance de questionar por que você está usando isso em primeiro lugar.

2 - Diga a todos antecipadamente o que você está fazendo
Isso dará aos seus seguidores a chance de aceitar o fato de que talvez não saibam o que você está fazendo no café da manhã por um mês. Antes de 1º de setembro, atualize sua biografia, envie uma postagem final de despedida ou adicione uma linha à sua assinatura de e-mail para compartilhar que você está participando. Deixe o seu número e diga a eles para lhe telefonarem se precisarem de você.

3 - Façam isso juntos!

Reúna um grupo para participarem juntos do Scroll Free September. Conversar com os outros sobre como eles estão dando um tempo nas mídias sociais e compartilhar seus progressos e dicas para permanecer no Scroll Free pode ajudar a mantê-lo motivado e a se sentir menos sozinho. Também dá a você a chance de sair com seus amigos e familiares sem que isso seja documentado em redes sociais. Por que não fazer uma competição com seus colegas para ver quem pode ficar com o Scroll Free September mais tempo?


4 - Reflita

Refletir sobre as razões pelas quais você está aderindo ao Scroll Free durante todo o mês é importante para se manter motivado. Levar algum tempo para refletir sobre os benefícios, e até mesmo o que você perdeu ao longo do mês, será útil ao estabelecer um relacionamento mais saudável e mais equilibrado com as mídias sociais no futuro.


5 - Divirta-se!

Por que não colocar seu tempo livre recém-descoberto em bom uso e definir uma meta pessoal que não envolva a mídia social? Você pode iniciar uma nova atividade, conversar com amigos e parentes o máximo possível cara a cara ou ao telefone, ou até mesmo aprender um idioma.

Últimas Notícias
Cotidiano 27 Nov às 16:44
Segundo Sanepar, eles atuam na vigilância da represa e faziam rondas de barco. Equipes fazem buscas.
Cotidiano 27 Nov às 15:41
A transmissão é ao vivo, a partir das 19h00, em nossas páginas do Facebook e YouTube
Cotidiano 27 Nov às 15:21
O evento marca um momento importante para a região: a apresentação oficial da nova unidade cerealista da cooperativa, que está em fase final de construção e será inaugurada no dia 15 de janeiro de 2025
Cotidiano 27 Nov às 13:30
O Portal possui apenas dois números oficiais: (45) 9 9945-7474 (Marini) e (45) 9 9827-8595 (Scheila)
Cotidiano 27 Nov às 06:43
Corpo passou por exames no IML antes de ser liberado à família para os procedimentos de despedida
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento