Intitulada Cidade Limpa, campanha realizada na última terça-feira (30) mobilizou todos os quatropontenses quanto à seleção e descarte de materiais recicláveis e de resíduos sólidos, que em seguida foram recolhidos por um caminhão da Tecnurb e da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes em frente às casas.
A iniciativa teve o intuito de conservar o município limpo, contribuindo, ainda, com o meio ambiente, tendo como idealizadores o Departamento de Meio Ambiente, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, com o apoio da Vigilância da Saúde no combate à dengue e da Associação Quatropontense de Catadores (AQC).
O trabalho contemplou a recolha de ferro, plástico, vidro, galhos, papel, papelão, vasos de plantas, galhos, baldes, pneus, entre muitos outros, e de resíduos sólidos. Apenas colchões e sofás não foram coletados porque o Departamento de Meio Ambiente não tem destino correto para estes materiais.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, afirma que a campanha foi muito produtiva. “A comunidade realmente colaborou com a seleção e o descarte de tudo que não é mais útil. Além de deixar nossa cidade limpa e bonita e contribuir com o meio ambiente, a iniciativa é de combate à dengue e ajuda a inibir a proliferação de insetos e animais peçonhentos e roedores. Agradeço pelo empenho de cada munícipe. Fiquei admirada com a colaboração, o que demonstra a preocupação de todos”, comenta, enaltecendo: “Também temos visto que a maioria tem cuidado dos lotes vazios, deixando-o limpo. É importante que este serviço seja realizado o ano todo, evitando, inclusive, a emissão de multa”.
ORIENTAÇÃO
O secretário de Obras, Urbanismo e Transportes, Luis Carlos Becker, conta que duas equipes trabalharam no desenvolvimento da limpeza, porém, ela não foi concluída. “É por isso que a coleta está tendo sequência nesta segunda-feira (05) e seguirá amanhã (06), mas oriento a população para que não coloque materiais recicláveis e resíduos sólidos onde já foi feito o recolhimento. Não vamos passar novamente. E infelizmente muitas ruas já têm entulhos e outros materiais de novo. Peço que a comunidade nos ajude”, diz.