Durante a sessão ordinária a Câmara de Vereadores de Palotina aprovou na última segunda-feira (21), Projeto de Lei de autoria do vereador Thiago Mostachio (PSDB), que cria a Semana Municipal de Incentivo ao Cuidado da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Familiares – Lei Amy Lee. O projeto foi aprovado por unanimidade. O projeto prevê a realização da semana no início de janeiro de cada ano assim como é feita a Semana Estadual de incentivo a este cuidado com as pessoas com deficiência e pessoa com transtorno do espectro autista TEA. Amy Lee, que denomina a lei, era uma jovem autista que cometeu suicídio aos 17 anos de idade, pois não suportou mais sofrer ‘bullying’.
“Com o objetivo de conscientizar a população e evitar que outras tragédias ocorram, como aconteceu com a jovem Amy Lee, propõe-se no município de Palotina a criação de uma semana dedicada à conscientização da população e ao apoio às pessoas com deficiência e com espectro autista TEA e seus familiares”, justificou o autor.
Objetivos da lei – Além de conscientizar a população sobre o impacto do ‘bullying’ nas pessoas com deficiência e pessoa com espectro autista, a lei propõe promover encontros com especialistas que atuam com práticas baseadas em evidências; incentivar práticas clínicas e educacionais baseadas em evidências; conscientizar a população para que a pessoa com TEA seja tratada como cidadão ativo e apoiar as famílias das pessoas com deficiência e famílias das pessoas com transtorno do espectro autista TEA.