Nos dias 24, 25 e 26 de maio, o Sistema de Manutenção de Cães da Polícia Militar do Paraná realizou instrução e certificação de 23 cães policiais atuantes na área do 3º CRPM, e o BPFron – Batalhão de Polícia de Fronteira enviou dois cães da base da Unidade em Umuarama-PR, Nero e Mad juntamente de seus condutores, que participaram de instrução niveladora sobre formação e aplicação de cães de detecção.
Os cães foram testados para sua certificação em diversos ambientes, entre eles no ambiente externo onde foi necessário a localização de dois pontos de odores alvo em uma área de 1.600m², sendo que os entorpecentes poderiam estar em diversos níveis, desde enterrados no chão à escondidos em copas de árvores. Também foi realizado busca em residência, veículos e bolsas que simulavam bagageiros de ônibus.
Ao final dos três dias com diversos testes, os dois cães do BPFRON base Umuarama-PR foram aprovados e certificados como Cães de Detecção a serem aplicados e reconhecidos oficialmente pelo Sistema de Manutenção de Cães da PMPR, oferecendo assim maior legitimidade do emprego desses cães policiais nas mais diversas ocorrências que surgirem.