As obras de reestruturação da Cadeia Pública de Marechal Cândido Rondon foram entregues nesta sexta-feira (24), em solenidade na entrada do estabelecimento penal.
A reforma do prédio prisional era uma demanda antiga dos policiais penais que atuam na unidade, da comunidade carcerária e das autoridades que invariavelmente tiveram que lidar por décadas com a superlotação da cadeia, diante da falta de vagas no sistema prisional do Estado do Paraná, assim gerando maiores dificuldades para ressocialização dos internos.
O Departamento de Polícia Penal – DEPPEN – responsável pela gestão da Cadeia Pública, investiu recursos para melhorar a estrutura do estabelecimento, e contou com a parceria da prefeitura municipal, do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG, e também de empresas de Marechal Cândido Rondon.
As obras contemplam seis novas celas modernas e outras duas que foram readequadas com camas, chuveiros, vasos sanitários e tanque de lavar roupas.
Também foi substituída grande parte das instalações elétricas e hidráulicas. Alguma paredes foram reforçadas usando tijolos de concreto, preenchidos com concreto usinado e malha de aço.
As celas agora contam com um novo dispositivo de segurança, um cabo de aço interliga todas elas, se uma cela se abre, o cabo de aço estica e impossibilita abertura de uma outra cela, gerando maior segurança aos policiais penais durante o trabalho.
A reforma ainda vai beneficiar profissionais que necessitam ir a cadeia pública, como os advogados, com a reestruturação, foi construída uma estrutura que será usada como parlatório, ainda não está finalizado, pois vai receber os vidros e os telefones que vão possibilitar a comunicação.
A reestruturação da unidade penal de Marechal Cândido Rondon vai proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores do DEPPEN, e melhores acomodações aos presos, que poderão ser divididos entre provisórios, condenados e aqueles considerados de alta periculosidade.