Na terça-feira, (17) o BPFRON - Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná iniciou o 1º Estágio Interagências de Operações Fluviais.
O treinamento tem o objetivo de trocar experiências e difundir a doutrina de policiamento náutico utilizado pelo COBRA - Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática/BPFRON.
Estão participando 20 policiais militares de Rondônia, sendo 10 do Batalhão de Polícia de Fronteiras e Divisas e 10 do Batalhão de Polícia Ambiental, que terão ao longo dos próximos dias disciplinas voltadas ao trabalho de policiamento de fronteira como: patrulha rural fronteiriça, operações aquáticas, operações aéreas, e ainda conhecimentos de atendimento pré-hospitalar em combate.
O treinamento faz parte e tem o apoio do Programa V.I.G.I.A. da SEOPI - Secretaria de Operações Integradas do MJSP e busca fortalecer o trabalho interagências nas regiões de fronteira e divisas.
As ações integradas dos órgãos de segurança pública federais e estaduais fazem parte do PPIF - Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo GSI - PR que busca integrar e articular ações de segurança pública, inteligência, controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira e divisas, incluídas suas águas interiores e costa marítima.