O Batalhão de Polícia de Fronteira deflagrou na manhã de ontem (21/09) a Operação Merom que busca atuar de maneira incisiva e coordenada combatendo a criminalidade na região de fronteira. A Operação está se desenvolvendo em toda a área de atuação do BPFron que atua em 139 municípios, região oeste e sudoeste, em um percentual territorial de 33% do estado do Paraná. Está sendo aplicada em várias frentes com bloqueios em pontos estratégicos, abordagens a ônibus e demais veículos.
A ação está sendo integrada com o G.O.A. - Grupo de Operações Aéreas da Polícia Cívil dando suporte as ações por terra. Por água, o trabalho está sendo desenvolvido através do Pelotão C.O.B.R.A. - Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática do BPFron, em toda a extensão do lago de Itaipu, sendo 170 km de lago onde está sendo realizado o patrulhamento aquático. Também está sendo empregado o Pelotão de Operações com Cães do BPFron além da R.O.C.A.M. - Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas em toda a extensão da área de atuação do Batalhão.
As ações desencadeadas buscam coibir e reprimir os delitos transfronteiriços, prática reticente na faixa de fronteira, rota de escoamento de armas, drogas e contrabando.
Os resultados parciais da Operação MEROM do Batalhão de Polícia de Fronteira iniciaram do seguinte modo :
Na tarde de ontem, após patrulhamento em regiões de mata na cidade de Guaíra, foram localizados ao abandono 7,490 kg de substância análoga à maconha além de um tanque de combustível, marca Yamaha. Ninguém foi preso.
Também na tarde de ontem, após patrulhamento na área rural da cidade de Guaira-PR, um indivíduo foi encaminhado para as providências cabíveis por portar uma pequena porção de substância análoga à maconha.
Já na madrugada de hoje, um veículo F-1000 de cor cinza foi abordado na BR 163. Na caçamba do veículo foram encontrados 19 volumes de produtos diversos contrabandeados do Paraguai. O condutor, veículo e produtos apreendidos foram encaminhados aos procedimentos legais cabíveis.