Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Boletim da febre amarela confirma morte de um macaco pelo vírus da doença
O caso foi no município de Cruz Machado, na região Sul do Estado.
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 10/02/2021 - 14:55

Publicidade Publicidade Publicidade

O boletim quinzenal da febre amarela divulgado hoje (10) pela Secretaria da Saúde do Paraná confirma a morte de um macaco (epizootia) contaminado pelo vírus da doença. 

O caso foi no município de Cruz Machado, na região Sul do Estado. No boletim anterior o município já apresentou outras 3 confirmações de epizootias.

O período de monitoramento da Febre Amarela no Paraná teve início em julho de 2020 e segue até junho deste ano. O Estado registra até o momento 108 notificações de epizootias em 26 municípios, com 15 confirmações. Outras 45 notificações foram descartadas, 42 apontam causas indeterminadas e seis estão sendo investigadas.

Em relação a febre amarela em humanos, o período não apresenta casos confirmados. Até agora foram 16 notificações, 12 já descartadas e 4 seguem em investigação.

A Secretaria da Saúde reforça a informação de que os macacos não transmitem a febre amarela. Da mesma forma que os humanos, eles são contaminados pelo vírus por meio do mosquito transmissor da doença, adoecem e podem morrer vítimas da infecção.

Últimas Notícias
Cotidiano 05 Fev às 10:50
Sessão ocorre no Tribunal do Júri em Marechal Cândido Rondon
Cotidiano 05 Fev às 08:15
De acordo com as primeiras informações, Arlindo participava de uma atividade com um grupo da terceira idade no município de Mercedes quando passou mal.
Cotidiano 05 Fev às 07:45
Um dos pontos altos da Expo Rosa 2026 deverá ser o domingo (26), quando está previsto um grande desfile comemorativo, envolvendo alunos das redes municipal e estadual de ensino
Cotidiano 05 Fev às 06:20
Familiar estranhou a falta de contato e acionou a unidade de saúde após encontrar o corpo na comunidade São Judas Tadeu
Cotidiano 04 Fev às 17:40
Liberdade, conforto e som de qualidade
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento