O Departamento de Turismo, responsável pelo Balneário Santa Helena, foi obrigado a isolar a “Praia Velha” para evitar acidentes ou transtornos relacionados às diversas obras que estão em andamento no local, considerando que, sobretudo, pode ocorrer a retirada de árvores, instalação de manilhas, valas e haver trânsito de veículos pesados.
Em contrapartida, a Praia Nova está liberada para utilização de quiosques e playground e as reservas dos espaços podem ser efetuadas por telefone ou WhatsApp. Ressalta-se, contudo, a vigência do decreto municipal nº 114/2021, que determina horários para permanência no balneário.
REVITALIZAÇÃO
Um amplo projeto de revitalização está sendo executado no balneário com investimentos conjuntos da prefeitura e Itaipu na ordem de aproximadamente R$ 6 milhões. A intenção é oferecer uma estrutura ainda melhor para munícipes e turistas, tanto para a área de banho quanto para o camping.
Entre as melhorias estão a construção de uma nova bateria de banheiros; 15 novos quiosques na Praia Velha; remodelação do atracadouro e acesso ao mirante; reforma das cercas e centro de eventos; instalação de novas galerias; readequação da orla da Praia Velha; paisagismo e substituição de areia; além do asfaltamento do acesso ao balneário pela Avenida Rio Grande Sul.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aquiles Marcelo Alba, há certo transtorno momentâneo, mas após a conclusão das obras o balneário fica ainda mais bonito e funcional.
“Esperamos que para a próxima temporada tudo esteja finalizado e tenhamos um complexo turístico ainda mais atrativo, pois acreditamos que estes investimentos do município e da Itaipu refletirão diretamente em toda a economia local, que será aquecida pelo turismo”, prevê.