Subiu para 42 o número de cidades catarinenses que decretaram situação de emergência (veja lista abaixo) após a passagem de um ciclone pelo oceano na semana passada, que causou chuva no estado. Dos 295 municípios, 129 tiveram algum estrago. Três pessoas morreram. Este novo balanço foi divulgado pela Defesa Civil do estado nesta terça-feira (10).
Os prejuízos causados pela chuva afetaram 52.593 pessoas. Desse total, 9.852 saíram das próprias casas e foram para a residência de parentes ou amigos e 869 foram para abrigos.
Os municípios que tiveram estragos precisam apresentam um plano de trabalho para terem acesso a recursos do governo do estado, que auxiliará na construção de casas para as pessoas que perderam as próprias residências. As construções deverão ser feitas em terrenos cedidos pelas prefeituras, longe de áreas inundáveis, a partir de critérios definidos pela Defesa Civil.
Decreto de emergência:
Confira abaixo os 42 municípios que decretaram emergência por causa das chuvas:
Mortes:
José Vieira Lima, de 60 anos, e Nilson da Silva Lima, de 40 anos, foram encontrados mortos pelo Corpo de Bombeiros Militar em São Joaquim, na Serra catarinense, dentro de um rio em 3 de maio. As vítimas estavam no interior do município, na localidade conhecida como São Paulo Velho.
Os socorristas foram acionados para resgate e busca dentro de um córrego no interior do município, mas, segundo a Defesa Civil, o volume da chuva subiu o nível do rio e o veículo foi localizado caído com as rodas viradas para cima na região.
Na quarta-feira (4), um homem de 45 anos foi arrastado pela correnteza e morreu em Urubici, também na Serra. Segundo os bombeiros, a vítima tinha sido vista pela última vez na noite anterior, dentro do carro, sendo arrastada pela forte correnteza.