O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável do mundo, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer. Em Maripá, a Secretaria de Saúde oferece um serviço específico para aqueles que queiram parar de fumar. Segundo a psicóloga, Aline Petry, que coordena o Ambulatório Antitabagismo, a ideia do é que os fumantes que desejam fazer tratamento recebam acompanhamento multiprofissional.
"A equipe é composta por psicólogos, médicos, dentistas e profissionais de enfermagem e farmácia. Além disso, a metodologia do programa propõe que os atendimentos sejam realizados prioritariamente em grupo, para proporcionar a troca de experiências e o apoio mútuo entre os participantes", explica.
Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 24 de fevereiro. O início dos trabalhos do grupo será no mês de março. Qualquer pessoa que queira parar de fumar deve procurar os serviços do ambulatório na UAPSF (Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família), localizada ao lado do Paço Municipal ou entrar em contato pelo número (44) 3687-1506 a fim de agendar a primeira avaliação. Moradores dos distritos de Pérola Independente e Candeia podem agendar a avaliação nas Unidades de Saúde locais.
De acordo com o INCA, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável do mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano por problemas decorrentes do uso do cigarro. Além disso, mais de 50 doenças estão relacionadas ao tabagismo, dentre elas doenças cardíacas, bronquite, enfisema pulmonar, úlceras estomacais, doenças vasculares e diversos tipos de câncer.