A Polícia Civil do Paraná deflagrou na manhã de quinta-feira (22) a Operação Luz no combate à pornografia infantil no estado.
Ao todo, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, Maringá, Mandaguari, Paranavaí e Cascavel, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão e uma pessoa foi presa.
Essa ação também é desenvolvida como parte da terceira fase nos 18 estados, no Distrito Federal, e também na Argentina, onde são cumpridos 41 mandados. No Brasil, a operação é coordenada pelo Ministério de Segurança Pública.
Os alvos foram identificados a partir de dados coletados em ambientes virtuais. A operação mobiliza cerca de mil policiais e tem o apoio da Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, CIJ (Corpo de Investigações Judiciais) e do Ministério Público Fiscal da Cidade Autônoma de Buenos Aires.
A primeira fase ocorreu em outubro de 2017 quando foram presos 112 suspeitos de abuso e cumpridos 157 mandados de busca e apreensão. Na época, foram presas seis pessoas no Paraná.
Na segunda etapa, deflagrada em maio de 2018, houve cumprimento de 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas.