O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas sobre ondas de calor que devem afetar 172 cidades do Paraná - o equivalente a mais dois a cada cinco municípios do estado. Veja a lista mais abaixo.
Segundo o Instituto, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média por períodos acima de cinco dias, gerando riscos à saúde. Um dos alertas, para 155 cidades, vai até esta segunda-feira (6), e outro, voltado a 30 municípios, se estende até quinta-feira (9).
A tendência é que o tempo permaneça seco. O Inmet avisa que, nas mesmas cidades, a umidade relativa do ar deve ficar baixa pelo menos neste domingo (5), variando entre 30% e 20%.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estabilidade atmosférica volta a predominar em todas as regiões paranaenses, inclusive no oeste e sudoeste.
"A semana começa com tempo estável nas diversas regiões paranaenses. Assim, o sol predomina desde as primeiras horas do dia, elevando rapidamente as temperaturas, deixando a tarde abafada em todos os setores do estado", explica.
Os meteorologistas do órgão também contam que entre terça (7) e quarta-feira (8) um ciclone extratropical vai se desenvolver entre o Uruguai e a Argentina, o que deve refletir nas condições atmosféricas do estado no final da semana.
"No Paraná, o tempo segue estável e com a atuação do veranico pelo menos até o dia 9 de maio, quando a frente fria, associada ao ciclone extratropical, se aproxima do estado. Do dia 10 ao dia 15 de maio há previsão de períodos com algum registro de chuva nas regiões mais próximas a Santa Catarina. Contudo, no setor norte paranaense a condição segue de tempo estável e calor", detalha o Simepar.
Saúde em risco
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça alguns cuidados a serem tomados em dias de muito calor e de umidade relativa do ar baixa. As medidas podem evitar a fadiga, desidratação ou ainda queda da pressão arterial.
De acordo com a pasta, as recomendações valem para qualquer pessoa. Porém, o cuidado com idosos e crianças deve ser ainda maior, reforça a secretaria. Veja como se proteger no calor:
Onda de calor no Paraná
CIDADES COM ALERTA ATÉ ÀS 18H DE SEGUNDA-FEIRA (6):