O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade para o Paraná nesta sexta-feira (27). Um vale para todo o estado e indica perigo em virtude dos temporais. O outro é direcionado a 124 cidades das regiões oeste, sudoeste e centro-sul.
Os temporais começaram na quinta-feira (27), após os alagamentos registrados nas últimas semanas começarem a baixar. As tempestades, com queda de granizo, causaram uma nova série de estragos em diversas regiões do Paraná.
Agora, o alerta de perigo é válido para todo o estado até às 15h de sábado (28). Ele indica que a chuva pode acumular entre 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos em todo o Paraná.
A partir das 21h desta sexta-feira (27) até às 15h de sábado (28), 124 cidades do estado entram em alerta de "grande perigo" para tempestades. Veja lista abaixo.
Segundo o Inmet, nelas chuva pode ser superior 100 mm por dia e os ventos podem passar de 100 km/h. Também há a possibilidade de queda de granizo.
"Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário", alerta o Inmet.
Dicas de como se proteger em tempestades
A Defesa Civil do Paraná disponibiliza algumas dicas de como se proteger em temporais. Veja abaixo:
Vendaval
Granizo
Alagamento
Evite atravessar áreas alagadas, só faça isso se for realmente necessário. Se precisar fazê-lo, atente para o seguinte: