A formação de um ciclone extratropical vai aumentar a instabilidade no sul do país entre a próxima segunda (8) e quarta-feira (10).
Segundo a MetSul, um centro de baixa pressão extremamente profundo está se aproximando do Sul, principalmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O sistema preocupa especialistas por estar se formando em meio a uma onda de calor. A MetSul avisa que as temperaturas altas causam instabilidade na atmosfera e que, combinadas à baixa pressão, podem criar temporais de alto risco.
A previsão indica risco de tempestades, com queda de granizo e rajadas de vento, que podem afetar estados do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste no final da segunda e durante a terça-feira.
O Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os mais afetados. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, há possibilidade de enxurradas, alagamentos, destelhamentos e queda de árvores.
Ao longo da semana, ventos fortes causados pelo sistema poderão ser sentidos ainda no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, principalmente no litoral, e em Minas Gerais, até a altura do Triângulo Mineiro.
Os ventos devem atingir ainda Goiás e o leste do Mato Grosso, mas em menor intensidade.
Rio Grande do Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de tempestade com grau de perigo potencial, válido até as 10h de segunda-feira (8).
O alerta prevê chuva de até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. As áreas afetadas incluem as regiões Serrana, Sudoeste, Noroeste, Central, Metropolitana, Sudeste e Nordeste do estado.
De acordo com a MetSul, o pior será entre terça-feira e quarta-feira, quando os ventos poderão atingir picos de até 100 km/h.
Santa Catarina
A Defesa Civil de Santa Catarina publicou a previsão para a semana:
O governo divulgou ainda recomendações sobre o que fazer em caso de mau tempo. Os telefones de emergência são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a própria Defesa Civil.