Na madrugada de hoje (22), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que realizava fiscalização na BR 277 em Cascavel, deu ordem de parada a um condutor que dirigia um veículo Chevrolet/Captiva de origem paraguaia.
O motorista (paraguaio de 47 anos) relatou que estava transportando produtos agrícolas oriundos do país vizinho e levaria para Espigão Alto do Iguaçu.
Durante a fiscalização foi possível identificar que se tratava de agrotóxicos, que eram transportados em fardos e pacotes por todo interior do veículo.
Diante do fato, o veículo e os agrotóxicos foram encaminhados para a Receita Federal em Cascavel, para contabilização e procedimentos, o motorista e as demais ocupantes (Três mulheres, com idades de 47, 36 e 19 anos respectivamente) foram encaminhados para a Polícia Federal na mesma cidade.
Os produtos que entram pela fronteira sem permissão do governo brasileiro ou produtos falsificados, não tiveram sua segurança e eficácia atestadas por órgãos responsáveis, não sendo possível comprovar se atendem a legislação Brasileira, e podem gerar riscos à saúde de forma altamente imprevisível.
Produzir, armazenar, transportar, importar, utilizar ou comercializar agrotóxicos é crime, conforme o Art. 56 da Lei 14.785, com pena de reclusão de 3 a 9 anos.