Uma munição de artilharia foi encontrada por um pescador às margens do Rio Santana, na comunidade rural de Barra Grande, em Itapejara d'Oeste, no Paraná. As informações são da Polícia Militar (PM).
O caso foi relato à PM nesta segunda-feira (7), porém, o homem que encontrou o item contou ainda à polícia que pescava no rio, quando encontrou o artefato que chamou a atenção dele e decidiu levá-lo para casa. O item ficou guardado em uma churrasqueira por cinco dias.
“É um artefato do exército, no momento eu não sabia, depois fiquei sabendo que era um morteiro. Já encontrei muita coisa estranha nesse rio, mas nada que se comparasse a esse objeto”, afirmou o agricultor.
Na sequência, o homem passou a compartilhar fotos do artefato com amigos que o aconselharam a contatar a polícia.
Ao perceber que se tratava de um explosivo de guerra, a PM acionou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), "que realizou a avaliação técnica do artefato e, tomando todas as medidas de segurança cabíveis, efetuou a sua detonação de forma segura e adequada", informou a PM.
A polícia não soube informar como o item chegou ao local.
A PM orienta que ao encontrar algum tipo de artefato explosivo, que é necessário ter muita cautela e não tocar ou retirar o item do local, e imediatamente ligar para a PM recolher e realizar os procedimentos com segurança e a destruição do artefato explosivo.