Por volta das 22h35 da quinta-feira, durante operações de fiscalização em frente à Unidade Operacional da PRF de Guaíra, uma equipe policial avistou um condutor em uma caminhonete S10 de cor branca que, ao perceber a presença da equipe, engatou a marcha ré e tentou fugir. O motorista quase colidiu com veículos que se encontravam atrás dele, até que colidiu contra um poste à margem da rodovia.
O condutor, que tentava evadir-se do local, foi contido pela equipe. O motorista, que não portava documentos, foi identificado como morador de Guaíra, 17 anos. Durante a abordagem, ele confessou ter roubado a caminhonete no centro de Guaíra e que receberia a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais) para transportá-la até o Paraguai, sem fornecer maiores detalhes.
Após os procedimentos iniciais, a equipe fez contato com o proprietário da caminhonete, morador de Terra Roxa. Ele informou que sua família foi vítima de um roubo e que foram mantidos reféns durante a ação criminosa.
Para registro da ocorrência, uma equipe da Polícia Militar foi acionada. O Conselho Tutelar de Guaíra também foi contatada para auxiliar na situação, entrando em contato com a mãe do menor apreendido e deslocar-se até a Polícia Civil.
A caminhonete, que apresentava avarias na parte traseira devido à colisão com o poste, foi removida por um guincho contratado e entregue, juntamente com o menor apreendido, ileso, à Delegacia de Polícia Civil de Guaíra para as providências cabíveis.
Diante das informações obtidas, foram constatados os seguintes delitos: localização e recuperação de veículo, roubo de veículo, dirigir veículo pondo em perigo a segurança alheia e receptação de veículo.