Mais 600 escolas estaduais espalhadas por 200 cidades paranaenses retomarão as atividades presenciais a partir de segunda-feira (24), de acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Ao todo, 40 mil alunos voltarão às salas de aula.
O retorno presencial na rede pública estadual começou, de forma gradativa, no dia 10 de maio. À época, cerca de 200 escolas retomaram as atividades por meio do modelo híbrido.
A rede estadual de ensino do Paraná tem 2,1 mil escolas e mais de 1 milhão de alunos. A maior parte destes estudantes estão com aulas remotas desde março de 2020, por causa da pandemia.
O retorno das atividades presenciais é facultativo, ou seja, os pais e responsáveis pelos alunos podem escolher se enviarão os estudantes para escolas ou se irão mantê-los no ensino remoto.
A Seed disse que está ajustando a lista de escolas conforme os decretos municipais. Por causa disso, os nomes dos colégios não foram divulgados.
O modelo híbrido prevê que parte das aulas aconteçam presencialmente e outra parte pela internet. Segundo o governo, as salas de aula onde o modelo hibrido for realizado estarão equipadas com acesso à internet e computador.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, também serão seguidos os seguintes protocolos:
Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, os alunos que não têm estrutura de internet para acompanhar as aulas pela internet de casa serão priorizados para as atividades presenciais.