A maior festa gastronômica de Toledo e região não irá ocorrer no ano de 2020. A diretoria do Clube de Caça e Pesca de Toledo confirmou na manhã desta terça-feira (10), que a 47ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete foi cancelada. Esse será o primeiro ano sem a realização da Festa desde a sua criação há quase 50 anos.
De acordo com a diretoria do Clube de Caça e Pesca, que é responsável pela organização do evento, o principal motivo para o cancelamento foi relacionado a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
“Infelizmente a pandemia continua causando vários problemas! Alguns eventos até começaram a ser liberados, mas a Festa do Porco Assado no Rolete é um evento grande, que geralmente reúne pelo menos 20 mil pessoas. Este ano poderíamos realizá-lo para 50% desse público, o que ainda impactaria em grande aglomeração, algo que não é o ideal para o momento”, esclareceu, Claudemir Rossi, presidente do Clube de Caça e Pesca de Toledo.
A Festa do Porco Assado no Rolete ocorre tradicionalmente no mês de setembro, mas em 2020 a pandemia já havia promovido o adiamento do evento para o dia 06 de dezembro e agora o cancelamento definitivo.
Outros eventos do Clube estão mantidos
A 21ª Festa do Costelão que também é promovida pelo Clube de Caça e Pesca de Toledo está mantida. A Festa será realizada no dia 13 de dezembro e deve reunir a diretoria do Clube, empresários, parceiros e demais apoiadores, sendo como nos últimos anos uma espécie de festa de confraternização de fim de ano do Clube.
“O nosso último evento em 2020 será a 21ª Festa do Costelão, que é uma festa menor para parceiros e apoiadores. Mas de todo o modo os cuidados sanitários serão observados, visando a manutenção da saúde de todos os envolvidos”, concluiu, o presidente do Clube de Caça e Pesca de Toledo, Claudemir Rossi.
Sobre a Festa do Porco Assado no Rolete
A Festa Nacional do Porco Assado no Rolete atrai ano a ano mais de 20 mil pessoas ao Clube de Caça e Pesca de Toledo. A Festa é um símbolo da cultura toledana e projetou o município nacionalmente.
A atração teve a sua primeira edição no ano de 1974 e desde então ganhou enorme projeção. Em 2013 a Festa do Porco Assado no Rolete tornou-se patrimônio cultural imaterial do município de Toledo através do Decreto de Nº 1863.