Você está em: Página Inicial > Cotidiano
15 vidas em 24h: Como em Nova Santa Rosa, família autoriza doação de órgãos após morte de palotinense e salva vidas
Gestos de solidariedade ajudaram a salvar 15 vidas em menos de 24 horas
Por Portal Nova Santa Rosa/Destaque Toledo | Postado em: 19/01/2026 - 12:00

Publicidade Publicidade Publicidade

O que começou como um momento de profunda dor para famílias de Nova Santa Rosa e Palotina, transformou-se em esperança para dezenas de pessoas que aguardavam na fila por um transplante.

Em menos de 24 horas, o Hospital Bom Jesus, em Toledo, realizou duas captações de múltiplos órgãos, resultado de autorizações dadas por familiares de doadores, em um fim de semana considerado histórico para a saúde pública regional.

No sábado (17), morreu em decorrência de morte encefálica Ricardo Joana dos Santos, de 35 anos, morador de Palotina. Mesmo em meio ao luto, a família tomou a decisão de autorizar a doação de órgãos, possibilitando uma complexa operação médica e logística na manhã de domingo (18).

A captação ocorreu por volta das 8h, no Hospital Bom Jesus. Entre os órgãos doados estavam coração, fígado, córneas e pulmão. Este último teve como destino Porto Alegre (RS), exigindo uma logística extremamente precisa devido ao curto tempo de isquemia. A Guarda Municipal de Toledo realizou a escolta da equipe médica e do órgão até o Aeroporto Municipal, onde uma aeronave enviada pelo Rio Grande do Sul decolou por volta das 11h55, levando o pulmão para a capital gaúcha.

DUAS CAPTAÇÕES EM MENOS DE 24 HORAS

Além da doação de Ricardo, o hospital já havia realizado, na noite de sábado (17), a captação de múltiplos órgãos de Edilma Belizario de Paula, de 54 anos, após a confirmação de morte encefálica. O procedimento cirúrgico ocorreu entre 20h e 23h e resultou na doação dos dois rins, das duas córneas e do coração, este último destinado à recuperação de válvulas cardíacas.

Após a cirurgia, os órgãos foram encaminhados com urgência ao Aeroporto Municipal de Toledo e transportados em aeronave para Curitiba, onde equipes especializadas aguardavam os receptores compatíveis.

Somadas as duas captações, 15 vidas foram impactadas positivamente, seja por transplantes ou pela melhoria significativa da qualidade de vida de pacientes que aguardavam na fila.

RECONHECIMENTO E IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO

Segundo o enfermeiro Itamar Weiwanko, coordenador da CIHDOTT do Hospital Bom Jesus, as doações retiram pessoas de uma fila que ultrapassa 5 mil pacientes apenas no Paraná. “Equipes de Curitiba e do Rio Grande do Sul se deslocaram até Toledo para essa logística, que só é possível graças à decisão das famílias de dizer ‘sim’ à doação”, destacou.

Ele também ressaltou que a integração entre o hospital, o Sistema Nacional de Transplantes e o apoio logístico da Guarda Municipal foi fundamental para que os órgãos chegassem a tempo aos receptores, inclusive em outros estados do país.

UM GESTO QUE SALVA VIDAS

 

Os casos reforçam a importância de conversar em família sobre a doação de órgãos. Um único “sim” pode transformar a dor da perda em esperança, salvando e mudando o destino de várias pessoas que aguardam por uma nova chance de viver.

LUTO E SOLIDARIEDADE EM NOVA SANTA ROSA

Em Nova Santa Rosa, o falecimento de Edilma Belizario de Paula causou grande comoção. Colaboradora da instituição em que atuava, ela era reconhecida pela competência profissional, pelo carinho com colegas e alunos e pela postura sempre acolhedora no dia a dia.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Jan às 11:39
A orientação é para que os moradores afetados tomem as devidas precauções durante o período.
Cotidiano 19 Jan às 10:24
Ela enfrentava um tumor cerebral descoberto durante a gestação
Cotidiano 19 Jan às 09:35
Diante da gravidade inicial da situação, também foi acionado o helicóptero do serviço aeromédico Paraná Urgente
Cotidiano 18 Jan às 13:06
Captação ocorreu na noite de sábado em Toledo e órgãos seguiram de avião para Curitiba
Cotidiano 18 Jan às 10:01
Pax Bom Jesus
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento