A 11ª Capacitação de Líderes das Coordenações que compõe os Corais Juvenis do Movimento Canta Oeste (MCO), ocorreu na sexta-feira (15), no Espaço Cultural Vera Carvalho em Nova Santa Rosa. A programação foi coordenada pelo idealizador e coordenador do projeto, regente Gerson Daniel Giese. A secretária de Educação e Cultura, Nilza Siewert Gerling esteve presente e realizou a abertura. O MCO é formado por adolescentes e jovens dos municípios de Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Coro Juvenil Canta Marechal.
Com a capacitação os coralistas aprenderam noções básicas da organização, ética e posturas, de maneira prática e com desenvoltura juvenil, onde regem os trabalhos de coordenação, como por exemplo, livro caixa, livro ata, pasta de arquivo e atualização das mídias sociais de cada coro.
Este ano, a capacitação de Liderança e boas práticas foi conduzida pelo diretor de Cultura, Fabiano Cassimiro e encaminhamentos de organização, ata, e secretaria, entre outros, pelo idealizador e coordenador do projeto, regente Gerson Giese. Ambos destacaram as posturas dos representantes dos respectivos corais perante a sociedade e autoridades. Em seguida, os coordenadores participaram da metodologia de diálogo participativo e explanação de funções, liderada pelos colaboradores: Raidiane Nolasko Fernandes – Presidente da AACOP – Associação Arte e Cultura do Oeste do Paraná; Matheus Henrique Egewarth – responsável pelas mídias do Movimento Canta Oeste e com a colaboração do monitor Jamir Wischneski.
Além da capacitação o encontro contou com um diálogo efetivo intitulado: “Faça”, ministrada por Gerson Giese, que acentuou aspectos sobre Liderança e os desafios que podem surgir quando alguém se torna líder. Ainda, foi explicado que os Coralistas devem se motivar e adquirirem resiliência para contornar e superar os desafios.
MOVIMENTO CANTA OESTE
O Movimento Canta Oeste (MCO) conta com mais de 300 coralistas, envolvidos e engajados na defesa e difusão do canto coral pelo país. O MCO conta com site oficial, página do Facebook e no Instagram, equipe de coordenação, preparadora vocal, um preparador cênico e assessores de comunicação, todos trabalhando voluntariamente pela música e cultura do canto coral. O projeto conta com o apoio e incentivo da Prefeitura de Nova Santa Rosa que além deste evento também sedia o ENCORO – Encontro Nacional de Coros Juvenis, em agosto, sendo este, o maior evento, promovido em conjunto com o Movimento Canta Oeste.