Você está em: Página Inicial > Cotidiano
UFPR inaugura primeiro prédio do Campus Maripá
Inicialmente o campus atuará como extensão do curso de Engenharia em Aquicultura do Setor Palotina.
Por Assessoria | Postado em: 11/12/2018 - 16:25

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou na manhã desta terça-feira (11) o primeiro prédio do novo Campus Maripá. Trata-se do Laboratório de Carcinicultura, que será destinado ao estudo da tecnologia de manejo para fases de larvicultura, berçário e crescimento final de espécies de camarão de água doce com potencial aquicola.

Inicialmente o campus atuará como extensão do curso de Engenharia em Aquicultura do Setor Palotina.  “Este é um momento histórico para Maripá”, ressaltou o prefeito Anderson Bento Maria em seu dicurso. “Há cinco anos, quando iniciamos a discussão para que este laboratório fosse construído em nosso município, já sonhávamos com este momento. Temos que agradecer a todos que entenderam o potencial e a vocação de Maripá na área da aquicultura e o quanto este campus será importante no desenvolvimento do município. Estamos ansiosos para ver este espaço em funcionamento e futuramente, ver o campus estruturado com salas de aula e cursos definitivos, ampliando o acesso de toda a comunidade à educação superior”, destaca.

O terreno para implantação do campus, com área de 55 mil metros quadrados, foi doado à UFPR pelo Município de Maripá e está localizado na saída secundária da cidade, próximo ao Centro de Eventos. O laboratório é resultado de um projeto em rede que envolve as universidades federais UFPR, UFRN, UFAL e UFRB. O projeto é coordenado pelo professor Eduardo Luis Ballester e foi aprovado junto à FINEP na Chamada Pública MCT/FINEP/AT – Carcinicultura 09/2010. “Este projeto é resultado da parceria e esforço de muitas pessoas, que apoiaram a ideia e contribuíram para que ela se concretizasse. Estamos ansiosos para ver os alunos produzindo e desenvolvendo as pesquisas. O objetivo é que possamos formar os alunos com cada vez mais qualidade”, destacou Ballester.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou o protagonismo das universidades públicas no desenvolvimento em ciência, inovação e tecnologia. “A universalização do ensino superior público tem papel fundamental no desenvolvimento econômico da região e do país. A UFPR é universidade mais antiga do Brasil, é orgulho para muitas cidades e agora a Universidade Federal do Paraná também é de Maripá”, ressaltou.

Além dos recursos aprovados pela rede de universidades, o Núcleo de Pesquisas em Aquicultura da UFPR em Maripá também recebeu recursos no valor de R$ 250 mil destinados por emenda parlamentar do deputado federal Rubens Bueno, além de verba própria da UFPR liberada pelo atual reitor Ricardo Marcelo Fonseca. 

PRESENÇAS - Participaram da solenidade o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; a vice-reitora, Graciela Bolzon de Muniz; o prefeito Anderson Bento Maria; o vice-prefeito, Elizeu Spagnol; o analista do Departamento de Pesquisa Científica e Tecnológica e Infraestrutura de Universidades Federais da FINEP, Renato Veras Brito; o pró-reitor de Administração da UFPR, Marco Antonio Ribas Cavalieri; o superintendente de infraestrutura da UFPR, Sergio Michelotto Braga; o diretor de apoio aos Campi Avançados da UFPR, Helton José Alves; o diretor do Setor Palotina, Elizandro Pires Frigo; o coordenador do Laboratório de Carcinicultura do Setor Palotina, Eduardo Ballester; o presidente da Associação dos Aquicultores de Maripá, (AQUIMAP), Geraldo Mauer; o presidente do Conselho de Ministros, pastor Fabrício Fleck; professores e alunos da UFPR; vereadores; e secretários municipais.

Últimas Notícias
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Cotidiano 17 Abr às 15:25
A população precisa priorizar o uso do produto para alimentação e higiene pessoal. A previsão é a de que ocorra a normalização da distribuição de água por volta das 22h. 
Cotidiano 17 Abr às 14:45
É uma iniciativa do Instituto Oswaldo Gessulli e que foi idealizada pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) como entidade patronal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento