Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Trabalho intensivo coloca crianças em situação regular de vacinas em Maripá
A ação foi realizada em atendimento à Lei Estadual nº 19.534/2018, que torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação atualizada dos alunos no ato da matrícula.
Por Assessoria | Postado em: 13/12/2018 - 14:19

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde por meio dos setores de Epidemiologia, Equipe Saúde da Família e Sala de Vacinas, realizou no mês de novembro a conferência das carteiras de vacinas dos alunos que frequentam as escolas municipais e estaduais públicas e privadas do Município de Maripá. A ação foi realizada em atendimento à Lei Estadual nº 19.534/2018, que torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação atualizada dos alunos no ato da matrícula.

Ao todo, foram verificadas 1.011 carteiras de vacinas, o que corresponde a 81,13% do total. O relatório aponta que 70,62% das crianças estão com as vacinas em dia. Já nas carteiras com vacinas pendentes, os casos mais comuns foram a vacina contra Varicela, Meningo C, HPV e Tríplice Viral, fato ocorrido principalmente devido às mudanças no calendário vacinal por parte do Ministério da Saúde.

Após verificar as carteiras de vacinação, a Secretaria de Saúde emitiu uma declaração de regularidade vacinal ao que estavam com as vacinas em dias. No caso dos alunos que não estavam com o esquema vacinal completo, a equipe entrou em contato com os responsáveis, por escrito, orientando que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a fim de regularizar a situação.

A falta de apresentação do documento exigido ou a constatação da falta de alguma das vacinas consideradas obrigatórias não impede a matrícula, porém a situação deve ser regularizada em um prazo máximo de 30 dias, sob pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar para providências.

Segundo a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, este trabalho possibilitou obter um panorama geral de quais e quantas pessoas foram vacinadas e quais devem ser vacinadas ainda. “Colocamos todas as crianças, adolescentes e jovens em idade escolar em uma planilha com as datas de aplicação de todas as vacinas. Desta forma, conseguimos acompanhar se as vacinas estão em dia, garantindo eficiência na imunização, conferindo proteção geral à saúde coletiva e, futuramente, a erradicação de doenças importantes no Brasil”, explica.

A ação rendeu os seguintes resultados:

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Casinha Feliz (5 meses a 4 anos): 77,5% das carteiras conferidas, sendo que 98,93% estavam em dia;

Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli (4 a 16 anos): 92,20% das carteiras conferidas, sendo 72,06% regulares.

Escola Municipal Rural Eça de Queiroz (4 a 13 anos): 95,12% das carteiras conferidas, sendo que 41,02% estavam em dia;

Escola Pedro Álvares Cabral (4 a 15 anos): 91,89% das carteiras verificadas, sendo que apenas 25% estavam em situação regular;

Colégio Estadual Castro Alves (11 a 22 anos): 88,68% das carteiras conferidas, sendo que 53,20% estavam atualizadas.

Colégio Estadual Pio XII (11 a 24 anos): 63,72% das carteiras verificadas, sendo que 78,65% estavam atualizadas;

Escola Sonho de Criança - Instituição privada - (10 meses a 5 anos): 100% das carteiras conferidas, sendo que  91,67% estavam atualizadas;

Últimas Notícias
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Cotidiano 17 Abr às 15:25
A população precisa priorizar o uso do produto para alimentação e higiene pessoal. A previsão é a de que ocorra a normalização da distribuição de água por volta das 22h. 
Cotidiano 17 Abr às 14:45
É uma iniciativa do Instituto Oswaldo Gessulli e que foi idealizada pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) como entidade patronal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento