Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Toledo e Apucarana estão entre as que mais se desenvolveram, revela Firjan
Cascavel aparece na 109º colocação, 15º no estado.
Por Catve | Postado em: 29/06/2018 - 13:50

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que mede o desenvolvimento dos municípios brasileiros, foi divulgado nesta quinta-feira (28) com duas cidades do Paraná entre as 10 primeiras. 

Em 5º lugar aparece Apucarana, citada no estudo como um importante centro industrial. Toledo, no oeste, está em 7º lugar. Louveira, Olímpia e Estrela do Norte, todas paulistas, são as três primeiras; em 4º está Vila Real (RS); a 6ª é Lajeado (SC). Depois estão Concórdia (SC), Itatiba (SP) e Itupeva (SP). 

O estudo adota uma escala de avaliação que vai de 0 a 1 - quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento do município. As cidades são divididas em quatro categorias: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4), desenvolvimento regular (0,4 a 0,5), desenvolvimento moderado (de 0,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1). O índice vem sendo aferido há uma década.

O indicador emprego e renda registrou pequena recuperação ao atingir 0,4664 ponto, contra 0,4336 de 2015. "O movimento é explicado pelo aumento do rendimento real do trabalhador formal, em parte por conta da política de reajuste do salário mínimo", explica o economista da Firjan.

Ainda assim, o resultado continua em nível historicamente baixo e foi o pior da série histórica. Apenas cinco cidades alcançaram o alto desenvolvimento neste indicador: São Bento do Norte (RN), Capanema (PR), Telêmaco Borba (PR), Selvíria (MS) e Cristalina (GO).

Cascavel aparece na 109º colocação, 15º no estado.

Últimas Notícias
Cotidiano 24 Abr às 10:00
Há seis casos classificadas como DSA (dengue com sinais de alarme); município está em situação de emergência
Cotidiano 24 Abr às 08:21
Família de Planalto do Oeste comunica
Cotidiano 23 Abr às 22:05
Família de Maripá e Nova Santa Rosa comunica
Cotidiano 23 Abr às 17:15
No dia da festa os policiais chegaram de surpresa, e foram recepcionados com muito alegria pelo aniversariante e demais convidados.
Cotidiano 23 Abr às 16:39
Muito atuante junto à comunidade católica, Clenar trabalhou como secretária do Pe. Antônio Patuí, primeiro sacerdote a atuar na região.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento