Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Toledo, 66 anos impulsionando uma terra de prosperidade
A pujança do agronegócio, a determinação de seu povo e a visão empreendedora fazem de Toledo uma das melhores cidades para se investir e se viver
Por Assessoria | Postado em: 29/11/2018 - 12:26

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quando chegamos no período de passar por idade nova é comum refletir sobre aquilo que fizemos e o que temos a oferecer de melhor. Com Toledo não é diferente. Ao se aproximar dos 66 anos do aniversário de emancipação política, avaliamos os excelentes indicadores e a estrutura administrativa que fazem deste município o potencial no agronegócio, além de destaque cultural, ambiental, socioeducacional, entre tantas outras áreas que enchem seu povo de orgulho. 

A força e a garra das pessoas que chegaram aqui no início da colonização e a coragem e percepção daquelas que até hoje investem e acreditam na pujança deste município é que proporcionam o constante crescimento econômico percebido facilmente em Toledo. 

Justamente por conta destes e outros fatores que não foi nenhuma surpresa quando este ano o Índice Firjam de Desenvolvimento Municipal (IFDM) apontou Toledo na sétima posição entre as 100 cidades mais desenvolvidas do país. O resultado foi divulgado em junho deste ano e levou em conta o Emprego e Renda, Saúde e a Educação de 5.471 municípios brasileiros. No ranking estadual, o município ficou com a segunda posição, atrás apenas de Apucarana. 

Melhor cidade para se investir

Oportunidades para diversas áreas de negócios e qualidade de vida: essas são algumas das principais características apontadas por aqueles que escolheram Toledo para viver. Consideraram uma cidade promissora. 

Uma pesquisa realizada pela Revista Exame e divulgada no último dia 31 de outubro aponta Toledo como a 5ª melhor cidade para se investir. No ranking nacional, ocupamos a 43ª posição. Este posicionamento também não é novidade, já que em 2017 estávamos na 58ª posição no país. Para isso, foram avaliados 42 indicadores subdivididos entre aspectos voltados à sociodemografia, saúde, educação, economia, transporte e às áreas financeiras e de infraestrutura. 

VBP

Pela sexta vez consecutiva Toledo ocupa o 1º lugar no Valor Bruto da Produção (VBP) do Estado. A boa safra e o aumento da produção de animais do município somaram R$ 2.162.263.535,01 no VBP. Os dados apontam que mais uma vez a capital do agronegócio ocupa a liderança do ranking, mesmo com uma leve diminuição de 1% em relação ao ano anterior o faturamento é alto. 

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Cristopher de Azevedo, explica que o VBP mede o volume financeiro movimentado pela produção agropecuária. Os valores fazem parte da riqueza do município (indústrias, produtores, empresas de equipamentos e serviços ligados ao agronegócio, instituições financeiras, indústria de transformação, entre outras) e não da prefeitura.

“É um recurso que entra e sai de Toledo e Região, movimentado pelo agronegócio. Faz parte da riqueza da Região, mas não necessariamente do Poder Público”. 

Cristopher ressaltou o excelente desempenho de Toledo em vários aspectos que contribuem para o sucesso econômico no que diz respeito ao agronegócio. “Saímos do segundo lugar na avicultura em 2016 para o primeiro lugar em 2017. Na suinocultura somos o primeiro lugar há anos, temos 3% dos suínos de todo o Estado”, destaca. 

Entre os números que se destacam em Toledo, está a empresa que abate 280 mil aves e 7 mil suínos por dia. É considerado o maior frigorífico de abate de aves da América Latina. 

Na área da piscicultura temos 350 hectares de lâmina d’água. Somos o primeiro lugar em tanques escavados (açudes) do Paraná. Esse é um segmento que está em forte ascensão em Toledo. Já existem seis frigoríficos exclusivos para abate de pescados. 

Em relação a cadeia leiteira, estamos entre os cinco maiores produtores de leite do Paraná com base no ano de 2017. 

Incentivo público

Apesar de cada segmento ter o seu mérito, a Prefeitura de Toledo também dá a sua parcela de contribuição para fomentar o agronegócio no município. São mais de 320 quilômetros de estradas rurais asfaltadas. “Isso possibilita retirar a produção, além de levar os insumos necessários a qualquer momento, independente do clima. As condições da estrada proporcionam um aproveitamento maior de tudo que é transportado, diminuindo consideravelmente as perdas e aumentando a margem”, acrescenta o Secretário. 

A Prefeitura auxilia na produção de verduras, tanto na área urbana, quanto rural fazendo o preparo do solo. Faz a distribuição de sêmen bovino, melhorando a genética leiteira e também distribui nitrogênio para a conservação do sêmen. Hoje temos 32 condomínios leiteiros  no município. Muitos dispõem de equipamentos para facilitar a produção. Exemplo: carretas basculantes, distribuidor de dejetos e kit de fenação. 

Mas não é só o agronegócio que se destaca em Toledo. O município também conta com outras empresas que são destaques internacionais. Uma delas é responsável pela maior produção de medicamentos genéricos do Brasil. Outra, exporta os melhores fios para a indústria têxtil. 

Pólo universitário

Entre, faculdades, centros universitários e universidades somam pelo menos 15 instituições de ensino superior. Entre elas uma universidade estadual e duas federais. Os investimentos em ensino, pesquisa e extensão estão cada vez mais fortes e beneficiam não apenas o estudante toledano, mas das mais diversas cidades da região e do país. 

Muito a comemorar

Ao fazer esse exercício de avaliar tudo que Toledo já fez e já conquistou nesses 66 anos é fácil reconhecer que temos muito a comemorar. Também é fácil reconhecer a dificuldade de elencar todas as conquistas nas mais diversas áreas, como ambiental, cultural, social, esportiva, entre tantas outras. 

Só de parques lineares, são mais de seis mil quinhentos metros de extensão distribuídos em sete parques. Todos munidos de áreas de preservação, ciclovias, iluminação, espaços de recreação e convivência. Além de outros seis parques que somam 855 mil metros quadrados de área preservada. 

Um misto de lazer com preservação é o Parque Temático das Águas, o único parque aquático público do Brasil nesse estilo. 

Ciclovias

Uma cidade desenvolvida que não se preocupa com a poluição e com a qualidade de vida dos seus cidadão não pode dizer que é uma cidade inteligente. Por isso Toledo pode se orgulhar dos 45 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas que dispõem. Um número considerável, se comparado com outros grandes centros. São mais 34 quilômetros de ciclovias entre perímetro urbano e rural. Outros 2.530 metros de ciclovias que estão em andamento e devem iniciar os trabalhos ainda em 2019.

Além disso, também existem cerca de 11 quilômetros de ciclofaixas entre a área urbana e os distritos. 

Aniversário

Para comemorar o sucesso desses 66 anos, a Prefeitura de Toledo oferece uma programação cultural e festiva no Parque Diva Paim Barth que começa no dia 14 de dezembro, dia da emancipação política do município, a partir das 19h. Durante a noite haverá entrega de 30 mil pedaços de bolo, show pirotécnico e o show com o artista Michel Teló. 

No sábado (15) continuam as comemorações, desta vez com a programação da 8ª Virada Cultural. Os shows e apresentações acontecem tanto no sábado (15), quanto no domingo (16). Todas as apresentações e shows são gratuitos. Chame a família e amigos e participe desta festa.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 14:08
O encontro teve a participação de gerentes e equipes técnicas agronômicas de todas as Lojas Agropecuárias Copagril do Paraná e do Mato Grosso do Sul e foi realizado nas dependências da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento