Você está em: Página Inicial > Cotidiano
TCE autoriza reajuste da tarifa de água e esgoto em até 8,37% no Paraná
Assunto foi votado pelo Tribunal nesta quarta-feira (22); Sanepar não informou quando o reajuste deve passar a valer.
Por G1 Paraná | Postado em: 23/05/2019 - 07:56

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está autorizada a reajustar a tarifa de água e esgoto, mas com aumento de até 8,37%.

A autorização para o aumento, dentro do limite, foi definida pelo Tribunal nesta quarta-feira (22).

No dia 13 de maio, a Sanepar informou a suspensão do reajuste de 12,13%, que havia sido aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), após uma medida cautelar do TCE.

O aumento de 12,13% estava previsto para começar a valer na sexta-feira (17).

A partir da decisão do TCE em estabelecer o limite de 8,37% para o reajuste, nesta quarta-feira, a Sanepar disse que empenhará esforços para demonstrar que o percentual de 12,13% "atende aos preceitos estabelecidos na metodologia regulatória e restabelecer o seu direito ao alusivo reajuste".

A companhia não informou se pretende obedecer o limite definido pelo TCE e, caso siga a determinação, quando a tarifa de água deve aumentar.

O TCE também determinou que a Sanepar realize uma auditoria no sistema utilizado para aplicar os reajustes, e que a Agepar institua, em até 90 dias, a metodologia que utiliza para avaliação dos aumentos que são propostos pela Sanepar.


3,75% a menos

Na decisão desta quarta-feira, o TCE estipulou redução de 3,75% no reajuste. O montante é referente aos repasses que são feitos aos Fundos Municipais de Saneamento Básico.

O aumento de 12,13% aprovado pela Agepar, conforme entendimento do Tribunal, considerava os repasses como “não gerenciáveis”, tendo que ser repassados integralmente aos consumidores.

De acordo com a decisão do Tribunal, os conselheiros entenderam que os repasses citados são gerenciáveis e, portanto, podem ser negociados entre a companhia e os municípios.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Cotidiano 28 Mar às 15:17
Há apenas 9 meses, ele enfrentou a perda de sua esposa e filho
Cotidiano 28 Mar às 13:39
A criança morreu na manhã desta quinta-feira (28)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento