Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Semana Farroupilha pode se tornar evento oficial de Marechal Rondon
o objetivo é prestar o reconhecimento aos pioneiros do Rio Grande do Sul que vieram desbravar Marechal
Por Assessoria | Postado em: 11/04/2018 - 10:19

Publicidade
Publicidade

Os vereadores Pedro Rauber, Ronaldo Pohl, Adelar Neumann e Adriano Backes são os autores do projeto de lei 7/2018, que começou a tramitar esta semana no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. O texto pretende declarar a Semana Farroupilha evento oficial do município. A Semana é tradicionalmente comemorada de 14 a 20 de setembro, quando culmina com o Dia do Gaúcho.

Sobre o projeto, os autores explicam que o objetivo é prestar o reconhecimento aos pioneiros do Rio Grande do Sul que vieram desbravar Marechal Cândido Rondon, deixando para trás familiares e amigos. “Estes desbravadores trouxeram apenas seus bens mais preciosos: a família, a coragem, os valores recebidos, alguns mantimentos, a cultura e a fé”, destacam os quatro vereadores na justificativa da matéria.

O projeto de lei, que atende solicitação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) “Tertúlia do Paraná”, foi lido na sessão ordinária de segunda-feira (09) e baixado para análise e pareceres das Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia.

 

Revolução Farroupilha

 

A Revolução Farroupilha foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis na história do Brasil. Envolveu em suas lutas os mais diversos segmentos sociais na Guerra dos Farrapos, que combateu o Império de 1835 a 1845. O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, as tropas farroupilhas entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha lideradas pelo General Bento Gonçalves da Silva.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que tinha como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

“A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho e as pessoas que cultivam as tradições gauchescas. Esta Casa de Leis não poderia deixar de reconhecer esta data, que é motivo de orgulho aos gaúchos e tradicionalistas do nosso município”, declaram Rauber, Pohl, Adelar e Backes.

Últimas Notícias
Cotidiano 13 Nov às 20:27
Família está lutando contra o tempo para arrecadar dinheiro para pagar tratamento que custa R$ 3.500.000,00
Cotidiano 13 Nov às 16:36
O objetivo é criar uma melhor estrutura para a área assistencial do município
Cotidiano 13 Nov às 15:45
O encontro foi realizado no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski
Cotidiano 13 Nov às 15:19
Silvana estava desparecida desde sábado
Cotidiano 13 Nov às 14:40
Possivelmente o fogo tenha iniciado após uma pane elétrica.
Cotidiano 13 Nov às 11:38
O teste seletivo dispõe uma vaga de 30 horas semanais
Cotidiano 13 Nov às 11:09
O autor da moção é o vereador Enio Moesch (PSDB)
Cotidiano 13 Nov às 10:46
A iniciativa é da Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil
Cotidiano 13 Nov às 09:12
Os alunos das escolas municipais da sede e dos distritos prestigiaram as apresentações
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento