Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Segunda Audiência Pública do Plano Diretor Municipal ocorre no dia 16 em Nova Santa Rosa
A audiência será às 19h na Câmara de Vereadores
Por Assessoria | Postado em: 09/07/2018 - 19:10

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, convida a população para participar da segunda Audiência Pública do Plano Diretor Municipal. A audiência será na próxima segunda-feira, dia 16 de julho, às 19h, na Câmara de Vereadores, localizada na Rua Maripá, 892.

A audiência pública do Plano Diretor Municipal trata das diretrizes de desenvolvimento urbano e da organização do território municipal para os próximos dez anos. Conhecer o plano diretor e participar da audiência pública é de extrema importância para todos os munícipes.

O processo de aprovação do plano diretor se dá em várias etapas, como a realização de audiências públicas, a revisão feita pela equipe técnica municipal, entre outros trâmites.

A fase final é a validação em audiência pública, posteriormente sendo encaminhado para aprovação da Câmara Municipal, onde passa a vigorar como lei na cidade.
O Plano Diretor é a lei municipal que estabelece e organiza o desenvolvimento e expansão territorial das cidades para a implantação da política de desenvolvimento urbano.

Ela planeja os próximos anos da cidade, organiza o crescimento e transformações, define as ações prioritárias, entre outras coisas. Graças ao Estatuto das Cidades (Lei 10.257/2001), todo cidadão tem assegurado o direito de participar junto à Prefeitura e à Câmara de Vereadores, da elaboração do Plano Diretor Municipal, que é o instrumento obrigatório nas cidades e orienta as ações da prefeitura que são voltadas para o bem estar do cidadão.

PLANO DIRETOR
O Plano Diretor é obrigatório na maioria dos municípios brasileiros, ele trata das diretrizes de desenvolvimento urbano e da organização do território municipal para os próximos dez anos. Ele organiza o desenvolvimento territorial da cidade, além de determinar as normas para uso e ocupação do solo.

A proposta é construída pelo Executivo, que deve ouvir a população de todas as regiões da cidade e incluir as demandas apresentadas. Em seguida, a minuta é repassada para a Câmara de Vereadores, que discute em forma de projeto de lei.

Após aprovado, o plano se torna a lei municipal que regerá o planejamento e o crescimento da cidade. O documento determina, por exemplo, em quais localidades pode-se construir edifícios e de quais tamanhos, além de reservar áreas para construção de parques e praças.

É no processo de discussão do plano que são debatidas as formas de regularizar ou realocar ocupações que estejam em desacordo com a ocupação do solo.

Entender a importância do plano diretor para a qualidade de vida de uma cidade e o papel do poder público em sua implementação é primordial.

O plano diretor pode ser entendido como um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano.

É plano, porque estabelece o objetivo a ser atingido, o prazo em que estes devem ser alcançados, as atividades a serem executadas e quem deve executá-las.

Últimas Notícias
Cotidiano 26 Abr às 14:00
O objetivo é organizar um plano de trabalho com a Copel, para resolver a situação de uma vez por todas
Cotidiano 26 Abr às 11:20
Toda a programação será gratuita e aberta para toda a comunidade. Prestigie!
Cotidiano 26 Abr às 11:00
O último boletim da dengue registra 260.517 casos confirmados e 171 óbitos no Paraná
Cotidiano 26 Abr às 10:39
A escolha, que era aguardada pelo meio político local e vinha dando frutos a discussões animadas entre os eleitores, promete adicionar uma nova etapa à corrida eleitoral. 
Cotidiano 26 Abr às 08:50
O Seminário de Suinocultura Copagril contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre eles os diretores da Cooperativa, produtores, além de conselheiros e equipe técnica da cooperativa.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento