Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Saúde rondonense mantém vacinação contra febre amarela
A medida é preventiva, já que Marechal Rondon não tem registros de casos recentes da doença.
Por Assessoria | Postado em: 11/01/2018 - 11:31

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os rondonenses que desejarem tomar a vacina contra a febre amarela podem se dirigir a qualquer posto de saúde ou à Unidade de Saúde 24 Horas, para receberem a dose. A medida é preventiva, já que Marechal Rondon não tem registros de casos recentes da doença.

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida por mosquitos infectados. Geralmente, quem contrai o vírus não chega a apresentar sintomas. No entanto, quando surgem, as primeiras manifestações da doença podem ser febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

No ciclo silvestre, em áreas florestais, o transmissor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podem desenvolver a doença silvestre, sem apresentar sintomas, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. Vale ressaltar que uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

Imunidade

Segundo a responsável técnica pelas vacinas, na Unidade de Saúde 24 Horas, Carla Trentini, a vacina contra febre amarela é aplicada uma única vez, trazendo imunidade para a vida toda. “Quem tem uma dose já está protegido. Como rotina a vacina é aplicada em crianças, a partir dos nove meses de vida”, explica.

Idosos de até 60 anos também podem ser vacinados. A partir dessa idade, a orientação é que cada caso seja avaliado por um profissional da saúde, antes da aplicação da vacina. Crianças com menos de seis meses, gestantes, lactantes, pacientes oncológicos e portadores de doenças crônicas também não devem tomá-la.

Atendimento

Cada posto de saúde em Marechal Rondon possui dias específicos para vacinação. Na Unidade de Saúde 24 Horas, as vacinas são aplicas nas terças e sextas-feiras.

 

 

 

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 15:25
Ela era moradora de Santa Helena e deixa uma filha de dois anos
Cotidiano 19 Abr às 14:45
Pax Bom Jesus
Cotidiano 19 Abr às 14:08
O encontro teve a participação de gerentes e equipes técnicas agronômicas de todas as Lojas Agropecuárias Copagril do Paraná e do Mato Grosso do Sul e foi realizado nas dependências da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento