Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Quatro Pontes inicia campanha de vacinação contra a gripe
A campanha segue até o dia 1º de junho
Por Assessoria | Postado em: 23/04/2018 - 17:00

Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes iniciou nesta segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a Influenza 2018, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. No município, a vacinação está ocorrendo somente no Centro de Saúde, situado na Avenida Santa Maria, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.

Nesta campanha, que segue até o dia 1º de junho, o público-alvo engloba pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), trabalhadores da área de saúde, indígenas, portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza, população privada de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), indígenas, profissionais do sistema prisional e professores das redes públicas e privadas. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, afirma que a expectativa é atingir 100% da meta local, que abrange 190 crianças, 58 trabalhadores de saúde, 38 gestantes, 620 idosos, 300 pacientes crônicos, professores da rede pública e privada, puérperas e os professores aposentados com menos de 60 anos. “Para isso, também realizaremos o Dia D em 12 de maio, quando haverá vacinação das 08 às 17 horas, sem intervalo para o almoço. Peço que a população-alvo procure o Centro de Saúde no início da campanha. Após a aplicação, a vacina demora, em média, 15 dias para fazer o efeito. Assim, quanto mais cedo for a imunização, melhor será sua eficácia”, explica.

Ele ainda destaca: “A vacina é extremamente segura e eficaz, mas outras medidas de prevenção, como a higienização das mãos, uso do álcool gel, manter os ambientes bem ventilados e utilizar lenços descartáveis ou cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, são essenciais para a prevenção”.

COMPROMETIMENTO

A enfermeira Gislaine dos Santos esclarece que a vacina é trivalente (o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B), sendo importante tomá-la. “Infelizmente, há registro de diversos casos de óbito no Brasil. Não queremos que isso ocorra com a população local e por isso convido os grupos prioritários para procurar o Centro de Saúde e se imunizar. A partir do dia 1º de junho, a vacina será disponibilizada para o restante da comunidade”, comenta.

De acordo com a profissional, é preciso apresentar o cartão de vacinas, caso contrário serão aplicadas todas as doses de acordo com a idade. “Quem não puder tomar a vacina até o dia 12, solicito que participe do Dia D. É algo especial para os quatropontenses e peço que a comunidade contribua com a ação”, enfatiza.   

PARANÁ

A meta de cobertura vacinal no Paraná é atingir 3,2 milhões pessoas, de 399 cidades, ou seja, a estimativa é de que 90% do público-alvo seja imunizado. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado, que faz a distribuição para as Regionais de Saúde. O primeiro lote recebido contêm cerca de 1,3 milhão de doses. Na campanha de 2017, o Paraná bateu meta de vacinação, imunizando 2,7 milhões de paranaenses.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 21 Jul às 11:49
O gerente estava desaparecido desde a noite da última segunda-feira
Cotidiano 21 Jul às 09:00
O registro foi feito por um internauta
Cotidiano 20 Jul às 18:08
O 2º Festirosa contará com apresentações em quatro categorias
Cotidiano 20 Jul às 11:00
Dois casos ocorrem nos bairros Panorama e Jardim da Mata
Cotidiano 20 Jul às 09:56
A companhia é uma antiga reivindicação da comunidade
Cotidiano 20 Jul às 08:12
Ele disse que a rede social não tinha mecanismos para lidar com as notícias falsas durante a eleição americana em 2016
Cotidiano 19 Jul às 17:36
A palestra tratará assuntos importantes e será direcionada a saúde do homem.
Cotidiano 19 Jul às 17:02
O período de colheita deverá se estender até o fim de agosto
Cotidiano 19 Jul às 14:52
A vítima não resistiu e morreu ao dar entrada no hospital.
Cotidiano 19 Jul às 13:39
As 12h00 tem almoço a base de churrasco e saladas
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento